Dando continuidade à programação musical da Feira de Artesanato do Círio – FAC, neste domingo (8) será a vez da cantores Geraldo e Banda Aliança, Camila Castro e Orquestra Aerofônica.
As atrações subirão ao palco a partir das 18h, no estacionamento do Parque Porto Futuro, local em que ocorre a Feira até 11 de outubro. “As atrações musicais fazem parte da ampla programação cultural da FAC, que já é um evento tradicional das festividades do Círio”, pontua Igo Silva, gerente metropolitano do Sebrae no Pará.
Ontem à noite as apresentações ficaram por conta de Joelma Kláudia e Raidol.
Atrações deste domingo:
Geraldo Louvorzão é um cantor católico que iniciou a carreira de evangelização em 2009 com a banda Aliança Jovem, fazendo louvores em ritmos diversos como brega, forró e carimbó.
Camila Castro é cantora, compositora, artista visual e produtora cultural. Iniciou os estudos de canto aos oito anos, na igreja que frequentava com a família. Aos 17, começou a cantar em bares na noite belenense. Camila possui vários formatos diferentes de shows e repertórios.
A Orquestra Aerofônica existe desde 2018. Trata-se de uma fusão sonora que abrange variados ritmos e gêneros, com toque regional.
A banda produz as próprias festas e já fez parcerias musicais com artistas de diversos gêneros musicais, como: Manoel Cordeiro, Keila Gentil, Raidol, Jeff Moraes, Thais Badu e Bruna BG
A Feira
A Feira de Artesanato do Círio é o maior evento de artesanato do estado do Pará e um dos mais importantes da região Norte. Em 2023, a Feira foi ampliada e está com dois pavilhões, com 130 estandes, sendo 100 de artesanato, com produtos de artesãos de dez municípios, sendo diversas tipologias, como miriti, cerâmica, cuias e artesanato ligados ao Círio de Nazaré.
A Feira de Artesanato do Círio faz parte de um trabalho realizado pelo Sebrae desde 1989, voltado para o artesanato no período do da festividade do Círio de Nazaré. O objetivo do evento é fomentar e promover o trabalho de artesãos paraenses, gerando oportunidades de venda durante e após a Feira.
A FAC é resultado da fusão, há 11 anos, de duas iniciativas: A Feira do Miriti, específica do artesanato de Miriti, atividade tradicional do município de Abaetetuba; e a Feira do Círio, que reunia o artesanato de outras tipologias, produzido em vários municípios paraenses.
A FAC 2023 tem o apoio do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
Novidades
Além dos estandes para a venda de artesanato, são novidades na edição deste ano: a Casa Artesanal, decorada com artesanato que poderá ser adquirido no evento; Casa Ribeirinha, que fica logo na entrada da Feira e retrata as construções ribeirinhas da região; Taberna da Nazinha, que traz uma variedade de produtos alimentícios, com sabores amazônicos, de seis empreendedores; Espaço de Biocosméticos, com diversos produtos feitos com insumos da Amazônia, dos segmentos de beleza, estética e bem-estar.
A Feira também conta com tradicional Praça de Alimentação, com vendas de comidas típicas e outras delícias regionais; e uma ampla programação musical, com 20 atrações, todas as noites, a partir das 18h.
Programação Musical:
08/10 (domingo) – A partir das 18h – Geraldo e Banda Aliança, Camila Castro e Orquestra Aerofônica.
09/10 (segunda) – A partir das 18h – Adorar Jesus, Laize e Os Sinceros e Banda Carimbolando.
10/10 (terça) –A partir das 18h – Tiadê, Juliana Sinimbú e Artur Espíndola.
11/10 (quarta) – A partir das 18h – Tealentos – mostra artística de pessoas com transtorno do espectro autista – TEA, Tambor de Dentro, Gabriel Xavier e Banda Maré Cheia, e Pinduca.