A criatividade aliada aos cheiros e sabores da cozinha paraense é o foco do concurso gastronômico “Sabores de Belém na COP 30”, que será realizado pelo Sebrae no Pará em maio deste ano. Cozinheiros (as), bartenders e confeiteiros (as) da ilha do Marajó e região metropolitana de Belém, que compreendem ilhas e distritos, poderão se inscrever gratuitamente na iniciativa até o dia 31 deste mês pela internet. O concurso vai escolher as três melhores criações autorais gastronômicas em três modalidades: pratos quentes, sobremesas e drinks/coquetéis.
“O concurso é uma grande oportunidade para os nossos empreendedores da área da gastronomia paraense mostrarem toda a riqueza dos nossos cheiros e sabores amazônicos, que são únicos, e que com certeza farão sucesso entre os visitantes da COP 30”, destaca o diretor superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.
Profissionais de cozinha (cozinheiros (as) profissionais), bartenders e confeiteiros (as), podem se inscrever e representar um restaurante, doceria ou bar, seja como empregado, ou proprietário do negócio. O participante precisa ter mais de 18 anos de idade, possuir atualizada a carteira de Manipulação de Alimentos, e ter um ano de experiência comprovada na função.
A primeira etapa do concurso, a semifinal, será realizada dias 08 e 09 de maio no laboratório da Unama – Alcindo Cacela, em Belém, onde serão escolhidos os finalistas de cada modalidade, por um júri especializado. Já a segunda etapa, a grande final, será realizada dia 10 de maio no salão B do Hangar – Centro de Convenções, em Belém, onde os participantes também passarão por um novo júri.
Como premiação, os primeiros lugares de cada categoria receberão troféus, vale-compras e certificados. Além disso, terão a oportunidade de representar o Estado, em 2026, no Festival Abarachefes Nacional (somente categorias pratos quentes e coquetéis). Os segundos colocados de cada categoria garantem troféus, certificados, consultoria Empretec ou Sebraetec, com carga horária de 20 horas, além disso, recebem vale-compras. Já os terceiros lugares de cada categoria recebem troféus, certificados e vale-compras.
Os participantes deverão apresentar receitas autorais produzidas com insumos regionais paraenses, voltados para bioeconomia e sustentabilidade, bem como, ilustrar a referência por trás das receitas. Tanto na semifinal quanto na final do concurso, os participantes terão um tempo limite para preparar a receita e deverão utilizar os ingredientes obrigatórios (que constam no regulamento do concurso). Os critérios de avaliação serão sabor, apresentação, criatividade e técnica.

Fórum gastronômico
O concurso gastronômico, que terá a final no dia 10 de maio, contará com um fórum gastronômico pela manhã, no salão B do Hangar – Centro de Convenções, em Belém, voltado para 300 pessoas do eixo alimentos e bebidas. Com a temática “Discussões sobre a Biodiversidade, Economia Sustentável, Valorização da Cultura Alimentar Local”, a iniciativa contará com as palestras de chefs como Gilmar Borges e Saulo Jennings.
O Fórum Gastronômico será um espaço fundamental para promover o reconhecimento e a valorização da culinária amazônica como patrimônio cultural, destacando práticas tradicionais e saberes culinários que reforçam a identidade gastronômica paraense. O evento será um ambiente propício para que chefs, pesquisadores e estudantes compartilhem experiências e inovações, estimulando a criatividade na utilização de ingredientes amazônicos em pratos contemporâneos.
Ações
Desde o início das ações de trabalho em preparação aos pequenos negócios paraenses para COP 30, o Sebrae/PA já realizou 23.787 atendimentos a empresas do eixo alimentos e bebidas na região metropolitana, desses, mais de nove mil atendimentos foram realizados por empresas de Belém. Até o momento, já foram oferecidas mais de 200 capacitações no eixo alimentos e bebidas para os empreendedores paraenses, com mais de cinco mil pessoas capacitadas.
O evento é realizado pelo Sebrae/PA, com patrocínio de Supermercado Mateus, e parceria de Abrachefs PA, Unama, Abrasel, Fratelli, Mirella, Paladar Amazônico, AMZ Tropical, Temazon, Amazonique, Cozinha Sabor Fitness, Amazônia na Cuia, Amazfruta, Beta Higienização de Ambientes, Teknisa, Esmac e Uepa.
Serviço: Inscrições gratuitas para o concurso gastronômico “Sabores de Belém na COP 30”, de 24 a 31 de março, no site do Sebrae/PA: cloud.divulga.sebraepa.com.br/saboresdebelem