ASN PA Atualização
Compartilhe

Mulheres de Serra Pelada aprendem a como gerir seu próprio negócio

Analistas do Sebrae ministraram oficinas de empreendedorismo, no período de 8 a 11 de outubro. A ação fez parte do Programa Sebrae Delas
Por Da Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

Com o objetivo de incentivar o empreendedorismo feminino no distrito de Serra Pelada, localizado em Curionópolis, no sudeste do Pará, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae/PA) promoveu uma série de quatro oficinas, que foram realizadas de 08 a 11 de outubro, na sede da Associação Casa Dourada. A ação fez parte do Programa Sebrae Delas em parceria com o projeto Trilha Mulher Empreendedora, que é voltado à formação de mulheres empreendedoras.

A turma era composta por mulheres que participaram de diversos cursos na comunidade, como o de bordadeira, realizado por uma mineradora, e também as que participaram dos cursos de design de sobrancelhas, costura e artesanato, realizados pela Associação Casa Dourada em parceria com SENAR e Instituto Mix, todos por meio do projeto Trilha Mulher Empreendedora. Nessa primeira etapa de capacitação, as participantes desenvolveram o conhecimento técnico e prático. Na segunda etapa, elas tiveram a oportunidade de aprender a gerir o seu próprio negócio, por meio de oficinas que trataram de conteúdos como formalização de negócios, comportamento empreendedor, planejamento de um pequeno negócio, gestão financeira, atendimento e vendas. Ao todo, 40 mulheres participaram da trilha de capacitação.

“Nosso objetivo é fomentar a cultura empreendedora, a fim de ampliar as oportunidades de negócios e geração de renda para as moradoras de Serra Pelada. Então, o Sebrae entra nessa parceria com a Casa Dourada para capacitar mulheres que passaram pelos cursos técnicos, para que elas possam aprender a empreender de verdade e gerar uma renda para sustentar a sua casa. Nosso maior propósito é contribuir para o empoderamento dessas mulheres e prepará-las para empreender com mais consciência e aumentar a longevidade de seus negócios”, explicou a gerente da Agência do Sebrae na Região de Carajás, Ana Suzi Rego.

A dona de casa Raimunda Pereira, moradora de Serra Pelada, participou do curso de bordado e se interessou em participar também da Trilha de Capacitação oferecida pelo Sebrae/PA. “Essa foi a primeira vez que eu participei. Foi muito bom e tenho certeza que as pessoas gostaram também. Espero aprender sobre empreendedorismo, porque a gente sempre está aprendendo coisas novas”, prevê.

Essa série de capacitações é mais uma etapa do projeto Trilha Mulher Empreendedora, uma parceria entre Sebrae/PA, Associação Comercial de Curionópolis e Casa Dourada.

-

Sobre o Conexão Serra Pelada

O Conexão Serra Pelada foi lançado em agosto, simbolizando também o início das atividades do Programa Sebrae Delas Plural em Serra Pelada – Trilha de empreendedorismo feminino. O projeto é uma parceria entre a Associação Comercial de Curionópolis, a Associação de Empreendedores de Serra Pelada Casa Dourada e Sebrae/PA.

-

Sobre o Sebrae Delas

O Programa Sebrae Delas é uma iniciativa nacional do Sistema Sebrae, que tem o intuito de fomentar o empreendedorismo feminino por meio de capacitação e apoio à gestão dos negócios liderados por empreendedoras.

  • Empreendedorismo feminino
  • Gestão de negócios
  • Sebrae no Pará
  • Serra Pelada