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Propriedade intelectual é tema de capacitação em Altamira

Evento em parceria com o Sebrae e realizado pela Incubadora do Xingu ocorreu nessa quarta-feira (26), no auditório da instituição
Por Redação
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Debater a importância da propriedade intelectual para negócios inovadores em uma região com grande potencialidade de ativos como a região Xingu. Essa foi a proposta da Palestra A importância da propriedade intelectual para negócios inovadores, ocorrida nessa quarta-feira (26), no auditório do Sebrae no município de Altamira. A ação foi realização pela Incubadora do Xingu UFPA e pelo Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRS), com o apoio do Sebrae/PA.

A palestra foi ministrada pelo advogado e mestre em propriedade intelectual e transferência de tecnologia para inovação, Paulo Melo. Paulo falou de inteligência artificial, indicação geográfica, bens intelectuais, o valor econômico de uma marca, licenças de patentes, franquias, além de citar exemplos utilizando insumos regionais como o cacau e produtos paraenses como o queijo do Marajó.

“A temática abordada é de extrema importância para os pequenos negócios, mas, infelizmente, em muitos casos, acaba ficando em segundo plano na vida do empreendedor. Então, trazer essa abordagem de forma clara, direta e recorrente é essencial”, frisa a coordenadora da Agência de Negócios Xingu, Rosiane Amorim.

A coordenadora da Incubadora Xingu e professora da Universidade Federal do Pará, Silvia Maia, ressalta a importância da Academia e do Mercado se unirem para disseminar conhecimento. “Essa parceria com o Sebrae permite levar para a sociedade todo o conhecimento científico que está sendo desenvolvido. Essa iniciativa permite esclarecer aos empreendedores temáticas importantes, como o registro de marca, patentes e indicação geográfica e todo o valor que está embutido nesse processo”, afirma Sílvia.

“Já tinha alguém com o nome do meu empreendimento, que vem do nome da minha esposa, Auxiliadora. A pessoa questionou, mas ainda não tinha registrado, procuramos o Sebrae, que nos ajuda desde o início, e saímos na frente”, informa o empreendedor José Carlos Guimarães, que participou da capacitação e enfrentou um problema relacionado à marca de sua empresa, a Doralícias, que trabalha com produtos que vão de amêndoas até o chocolate

José Carlos destaca que, apesar de ter conhecimento prévio sobre o assunto, a capacitação lhe trouxe informações inéditas e agregou conhecimento. “Aprendi várias coisas que não conhecia, trouxe um leque maior de conhecimentos, o conhecimento trazido pelo conteúdo apresentado foi de grande importância”.

  • Inovação; Registro de marca; Empreendorismo