Com o apoio do Sebrae no Pará e da ApexBrasil, as empresas Levite Produtos Amazônicos, de Marabá, e Amabee Produtos Apícolas, de Breu Branco, estão conquistando mercados além das fronteiras brasileiras. Esses empreendimentos foram selecionados para participar de rodadas de negócios internacionais, onde terão a oportunidade de ganhar visibilidade inédita em eventos estratégicos no Brasil e no mundo.
Estamos construindo um ecossistema em que o pequeno negócio amazônico pode se conectar com o mundo, e a presença de empresas genuinamente marabaense e da região do lago de Tucuruí, como a Levite e a Amabee, em eventos como Exporta Mais e a Apimondia, simbolizam o alcance desse trabalho integrado.
Alrilene Brandão, gerente Regional Sebrae/PA
A Amabee Produtos Apícolas conquistou credencial para expor seus produtos na Dinamarca, país escandinavo localizado no norte da Europa. O empreendimento será o único do estado do Pará presente na Apimondia 2025, a maior feira internacional de apicultura, que será realizada de 23 a 27 de setembro em Copenhague, capital dinamarquesa. A Amabee é referência na produção de mel, própolis e derivados apícolas, com rígidos padrões de qualidade e inspeção federal (SIF).
É juma grande conquista da empresa e ver que o trabalho feito na nossa propriedade, voltado para a preservação e a sustentabilidade já deu certo. Hoje, a nossa empresa já está trabalhando a exportação desses produtos. Isso mostra que, quando nós trabalhamos a sustentabilidade, além de estarmos ajudando o planeta, nós também, como seres humanos, somos beneficiados.
Carmélia Pinon, produtora rural e bicampeã do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios
Já a Levite Produtos Amazônicos será um dos cases de sucesso do Exporta Mais Amazônia 2025, que será realizado de 28 de setembro a 02 de outubro, em Rio Branco (AC). O evento é promovido pela ApexBrasil e reúne compradores, investidores e representantes de cadeias globais de valor. A empresa promove uma experiência sensorial única, por meio de licores, geleias e molhos, produzidos a partir de matérias-primas derivadas da biodiversidade amazônica, unindo inovação e sustentabilidade.
A expectativa é que a gente consiga realmente romper a fronteira nacional e levar os nossos produtos para fora do país, de forma que as pessoas que conhecerem e provarem descubram a riqueza que tem a nossa região, tanto a riqueza da biodiversidade quanto a dos sabores, e de que forma que esses dois fatores podem se unir para criar produtos como os nossos.
Delvis Cardoso, da Levite Produtos Amazônicos
A participação em feiras e exposições, faz parte da estratégia de Acesso ao Mercado, realizada em parceria com o Programa Move Mais do Sebrae/PA e o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), da ApexBrasil.