No intuito de promover o turismo paraense e ampliar as narrativas positivas sobre o Pará e a Amazônia, o Sebrae no Pará promove uma Digital Trip, incluindo dois importantes polos de turismo próximos a Belém: a Ilha do Combu e Distrito de Icoaraci. Foi uma verdadeira imersão pela biodiversidade, gastronomia e modo de vida amazônicos.
A ideia é que eles contribuam com a divulgação dos pequenos negócios envolvidos na cadeia do turismo comunitário, que hoje é uma alternativa ao extrativismo na região insular de Belém, contribuindo com o legado da COP.
O Pará se destaca como um polo promissor da Economia Criativa, graças à rica cultura local e pela criatividade do povo paraense. Este momento de preparação para a COP30 representa uma grande oportunidade de mostrar soluções de turismo inovadoras e sustentáveis. Afinal, esse segmento pode representar um impacto econômico e financeiro significativo e positivo.
Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae no Pará.
A programação começou na madrugada do dia 20 de agosto, com a Experiência da Revoada dos Papagaios, café regional e trilha ecológica no Ygara Artesanal, todos na Ilha do Combu. Em seguida, todos foram conhecer por dentro o ofício de criar biojoias. Logo depois, visitaram a Fábrica de Chocolate do empreendimento Filhas do Combu e viveram a Experiência do Açaí na “Saldosa” Maloca. Depois do almoço regional na Ilha Branca, o grupo visitou a Agência Sebrae Ilhas, no Combu, e lá viveram a Experiência da Medicina do Cacau, um ritual ancestral de algumas culturas amazônicas. Ainda sobrou energia para um jantar ítalo-amazônico no renomado restaurante Famiglia Sicilia.
No dia 21 de agosto, a programação incluiu a Experiência da Cerâmica, na Olaria da Família Santana, em Icoaraci, pela parte da manhã. A família faz parte de um universo dos cerca de 2,5 mil artesãos cadastrados no Pará. O Sr. Santana é um dos quatro grandes mestres ceramistas remanescentes e hoje resgatou o ofício da arte ceramista, dando o devido valor à cerâmica paraense.
Outro destaque da programação foi a imersão a uma noite típica paraense, na Casa Kayré, na Ilha do Combu, na noite do dia 21 de agosto. O momento foi uma experiência cultural completa, regado de música, dança e gastronomia paraense, a partir de uma “viagem” imersiva pelos quatro cantos do estado.
Os influenciadores participantes foram Arthur César (região Sudeste), Jaqueline Freire (região Norte), Thais Kokama (do Amazonas), Alê Santos, Cíntia Félix (Sudeste), Rômulo Dias (do Pará) e Tainá Aires (Pará).
Eu volto pra casa com o coração quentinho, porque eu vi como o turismo sustentável está funcionando aqui no Pará e como que os produtos têm um valor agregado, têm história, têm floresta em pé.
Jaqueline Freire, influenciadora digital.
A inclusão dos povos originários nesse projeto faz com que a gente tenha voz e vez pra também estar nesse mercado. Fico muito feliz, porque quando a gente empreende, a gente tem futuro.
Thais Kokama, influenciadora digital
A iniciativa faz parte do Programa Sebrae pelo Turismo do Sebrae/PA, que tem o objetivo de apoiar e desenvolver empreendedores do setor de turismo. O programa oferece suporte e capacitação para empresas que atuam no ecoturismo, turismo de aventura e outras áreas. No Pará, o Sebrae Pelo Turismo já atendeu a 3.332 empresas, entre os anos de 2023 e 2025.