Reunir públicos estratégicos para debater e se chegar a formas de melhorar o ambiente de negócios e, assim, favorecer o empreendedorismo nos municípios do território de Carajás II, que engloba quatro municípios paraenses. Esse foi o principal objetivo da Jornada de Políticas Públicas (JPP), realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará (Sebrae no Pará), nos dias 15 e 16 de maio, no Hotel Atrium, em Parauapebas, sudeste do Pará.
O primeiro evento da JPP foi o café com vereadores dos municípios da região, realizado na tarde de quinta-feira (15). Na ocasião, representantes do Sebrae/PA falaram sobre como o poder legislativo municipal pode contribuir com políticas públicas de desenvolvimento do empreendedorismo e dos pequenos negócios do território. Foram convidados vereadores dos municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado dos Carajás, que integram a Regional Carajás II do Sebrae no Pará, cuja sede fica em Parauapebas.
“Nós temos um trabalho muito intenso em toda a região, com diversas parcerias. E a parceria, aliás, é a principal estratégia de atuação do Sebrae na região, para fazer acontecer. Essa é a primeira vez que o Sebrae realiza um evento para os vereadores, e essa parceria é estratégica porque vocês têm muitas ideias e não podem estar de fora desses debates sobre empreendedorismo, do desenvolvimento dos pequenos negócios. Nós precisamos oferecer outras opções de renda para a nossa comunidade”, disse a gerente regional do Sebrae/PA, Ana Suzi Rego, durante o Café com Vereadores.
Na sexta-feira de manhã, foi realizado o Capacita Rede Comunica, que é voltado para os profissionais de comunicação das prefeituras da Regional Carajás II. O conteúdo da capacitação incluiu assuntos como comunicação estratégica e integrada, redes sociais e comunicação interna, além de um momento de exercício prático. Os temas foram ministrados pelo jornalista Daniel Nardin, do Instituto Amazônia Vox, que abriu os trabalhos. Em seguida, foi a vez da influenciadora digital Adrya Pinho Lima.

A chefe da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Canaã dos Carajás, a jornalista Sheila Faro, destacou quatro pontos. “Primeiro, (destaco) essa troca de experiência com outras prefeituras, conhecer as experiências que são realizadas para divulgação das ações e serviços. Segunda questão é que é um momento de conhecer outros profissionais extremamente qualificados. Terceiro é o momento de apresentar o que a gente faz dentro das nossas prefeituras, que muitas vezes supera o trabalho das grandes capitais. E, por fim, é o momento para a gente se atualizar, porque comunicação não para nunca”.
No mesmo dia, só que à tarde, foram capacitados os chamados agentes de desenvolvimento que atuam nas Salas do Empreendedor, administradas pelas prefeituras.
Ao longo do primeiro semestre do ano, o Sebrae/PA levará a JPP para todas as 13 agências regionais da entidade. A Jornada já passou pelas regiões do Guamá (Castanhal), do Caeté (Bragança), Baixo Amazonas (Santarém), Capim (Paragominas), Metropolitana (Belém), Xingu (Altamira) e Carajás I (Marabá). Nesta terça e quarta-feira, dias 20 e 21 de maio, a JPP passará pelo território do Tocantins, que tem sede em Abaetetuba e engloba mais 10 municípios.