Para reforçar a preparação dos pequenos negócios para a COP 30, prevista para ocorrer em 2025, em Belém, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae/PA) promoveu mais um Encontro de Credenciados, nessa terça-feira (12), no auditório Albano Franco, da Fiepa. Cento e dez consultores da capital e do interior paraense participaram do evento, nas modalidades presencial e remota, respectivamente.
O Diretor-Superintendente do Sebrae/PA, Rubens Magno, destacou que, neste ano, as estratégias da entidade estão voltadas para a COP 30. “Muitas oportunidades de negócios já estão surgindo devido à COP 30 e nossos consultores têm um papel fundamental para chegarmos aos empreendedores que se dedicam ao pequeno negócio”, ressalta Magno.
Ao todo, são cerca de 600 consultores atuando em todo o Pará, com consultorias, treinamentos e apoio em projetos desenvolvidos pela entidade.
O encontro com os credenciados é realizado duas vezes ao ano, a fim de manter alinhada a estratégia de atuação do Sebrae para cada ano.
A Diretora de Operações do Sebrae/PA, Cássia Costa, fez a abertura do evento e ressaltou a importância desse tipo de aproximação. “Agora, que nós temos essa oportunidade de estarmos juntos, vamos aproveitar para obter todas as informações que precisamos e melhorar, ainda mais, a atuação do Sebrae”, observa a diretora.
A programação do evento, que serviu de lançamento das ações deste ano, foi composta por um painel de oportunidades, no qual diversas áreas do Sebrae/PA mostraram os projetos e programas em que as consultorias podem atuar, além de detalhes sobre contratação, execução dos serviços, prestações de contas e outras questões relativas à gestão de fornecedores.
O consultor e prestador de serviços Oscar Borja, mais conhecido como Dr. Borja, atua nas áreas de socioeconomia e sustentabilidade e é consultor do Sebrae há quase 20 anos. Ele destaca que esse tipo de alinhamento contribui para o engajamento da equipe. “A construção de uma governança precisa acontecer em um espaço onde os atores possam compartilhar suas visões e, assim, acontece a cooperação, onde todos se engajam num propósito”, opina.
Já a consultora Laura Moura, que atua há 22 anos como fornecedora do Sebrae, diz que “é sempre bom que tenham esses encontros, para fortalecer a parceria e também para alinhar o direcionamento estratégico do Sebrae, os novos programas e projetos. Na verdade, fortalecer esses laços”, avalia ela, que atua nas áreas de políticas públicas, marketing e vendas, gestão financeira e planejamento empresarial.
Novos Credenciamentos
Para reforçar seu time de consulores, o Sebrae/PA está com inscrições abertas para o credenciamento de fornecedores interessados em integrar o Cadastro de Fornecedores de Serviços de Consultoria e Instrutoria da entidade. Ao se cadastrar, esses consultores e instrutoras poderão ser chamados para prestar serviços de acordo com as necessidades e demandas que forem surgindo ao longo do ano. Os cadastros podem ser realizados por uma plataforma específica.