Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias Agência Sebrae de Notícias

 
Líderes da região do Tapajós e a diretoria do Sebrae Pará abordam temas visando o desenvolvimento regional e a COP 30
ASN PA Atualização
Compartilhe
ASN PA Atualização
Compartilhe

Na noite da última quarta-feira (13), a diretoria do Sebrae no Pará reuniu com prefeitos e representantes de prefeituras que integram o Consórcio Tapajós para apresentar o programa Cidade Empreendedora. O objetivo do encontro foi incentivar adesões das prefeituras ao programa.

O Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae para o gestor público que quer direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico do seu município e tem como objetivo melhorar o ambiente de negócios e fomentar a cultura empreendedora no estado do Pará.

Também foi pauta da reunião a apresentação do projeto Sebrae COP 30, que visa preparar empreendedores para aproveitarem o momento para fazer negócios, com foco nos pilares da sustentabilidade, da pluralidade e da inovação.

A COP 30 ocorrerá em novembro de 2025, em Belém do Pará. ”Queremos reforçar que, mesmo a COP 30 ocorrendo em Belém, todos podemos ganhar com tamanha visibilidade, principalmente nessa região, que tem potencialidades turísticas diferenciadas e de rara beleza”, comentou o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno

Para o gerente da Agência Regional do Sebrae na região Tapajós, José Lira, por meio do Programa Cidade Empreendedora será possível transformar o plano Avança Tapajós em ações concretas. “Queremos apresentar e aprofundar as discussões com o poder público local para que possamos fortalecer os pequenos negócios e a economia para que possamos gerar desenvolvimento”.

O secretário regional de Governo da região do Tapajós, Hilton Aguiar, reforçou, na ocasião, que se faz necessário criar alternativas e estratégias para mostrar as riquezas turísticas da região para o mundo. “Precisamos de projetos importantes que ajudem a desenvolver nossa região, por isso, queremos apoio para levar para a COP 30 um projeto que evidencie nossas riquezas naturais para o mundo”.

COP 30

O Sebrae no Pará definiu quatro grandes áreas de atuação para o evento internacional, sendo elas alimentos e bebidas, hospitalidade, mobilidade e economia criativa, decisão tomada com base em dados da FGV, contratada pelo Governo do Estado para realizar estudos de mercado com vistas ao impacto da Conferência no estado.

De julho a novembro de 2023, foram realizadas pelo Sebrae/PA 139 capacitações com foco na COP 30, com quase quatro mil participantes, nas áreas de atuação da entidade, entre elas, cursos de inglês e oficinas de noções básicas e como se cadastrar em aplicativos de reserva de hospedagem.

Ano passado, também foram realizados eventos de sensibilização, inauguração da Agência Sebrae COP 30 e uma missão técnica para a COP 28, que ocorreu em Dubai, nos Emirados Árabes, liderada pelo diretor Rubens.

Entre as novidades para 2024, está a criação de um projeto para atender pequenos negócios da cadeia da energia solar e a criação de uma Agência do Sebrae específica para o atendimento aos empreendedores das ilhas de Belém.

As ações continuam sendo realizadas de forma presencial ou online, com oferta de produtos e serviços já testados no mercado ou criados de acordo com a necessidade dos empreendedores, diretamente pela instituição ou por meio de parcerias.

Consórcio Tapajós 

O Consórcio Tapajós reúne prefeituras dos municípios da região – Itaituba, Jacareacanga, Aveiro, Rurópolis, Trairão, Novo Progresso e Belterra – e visa o desenvolvimento intermunicipal de todos os municípios da região.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas