Professores e professoras de instituições de ensino públicas ou privadas que desenvolveram projetos educacionais inovadores entre 2021 e 2023, agora podem se inscrever de forma gratuita até 19 de fevereiro na 2ª edição do Prêmio Educador Transformador. A iniciativa é uma realização do Sistema Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare. O regulamento e as inscrições podem ser feitos no site da premiação ou pelo aplicativo “Prêmio Educador Transformador”, disponível nas lojas de aplicativos.
Para concorrer ao prêmio, as pessoas interessadas precisam ter desenvolvido projetos educacionais com alunos do ensino regular nas categorias: educação infantil, ensino fundamental (anos iniciais e finais), ensino médio regular, educação profissional, educação de jovens e adultos (EJA) e educação superior. O candidato poderá inscrever um ou mais projetos diferentes, em uma mesma categoria ou em categorias diferentes.
A analista do Sebrae no Pará e gestora do Programa Educação Empreendedora no estado, Isabelle Elleres, destacou a importância do prêmio. “O prêmio dá visibilidade ao trabalho dos profissionais da educação que fazem o dia a dia na sala de aula, em todos os níveis de ensino ou modalidades da educação. Ele valoriza, reconhece e divulga nacionalmente projetos educacionais transformadores, alinhados à educação empreendedora”.
O professor Rafael Herdy, do Núcleo de Tecnologia da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cordeiro de Farias, em Belém, que venceu a edição do Prêmio Educador Transformador em 2023, com o projeto “Cargo Pavú: uma solução inovadora para organização inteligente de mercadorias no interior de veículos de carga”, na categoria Ensino Médio Regular, comentou sobre a contribuição da premiação.
“A Secretaria de Educação me homenageou agora no final do ano com uma placa de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido com os alunos da rede estadual. Isso também só aconteceu por causa do Prêmio Educador Transformador que é muito positivo”.
Para Rafael, que coordena o clube de robótica da escola, os desafios e reconhecimentos como esses, é o que motiva o professor a não parar. “Esse é o combustível que a gente precisa para continuar esses projetos que são desafiadores, complexos para a realidade das escolas públicas, mas que a gente sabe que está mudando a vida dos nossos alunos e isso é o mais importante”.
Etapas de avaliação
O processo de seleção do prêmio tem três etapas: estadual, regional e nacional. Os cento e oitenta e nove projetos que serão selecionados na etapa estadual, receberão certificados digitais, selos digitais e seguirão para a próxima etapa. A divulgação do resultado está prevista para o dia 25 de março.
Na etapa regional, serão classificados trinta e cinco vencedores que receberão pacotes de participação no Congresso Bett Brasil 2024, certificados de destaque regional, selos digitais e seguem para a última etapa. Os vencedores desta etapa serão conhecidos no dia 05 de abril.
Em nível nacional, serão selecionados sete vencedores que ganharão participação em missão técnica nacional, notebooks, certificados de vencedores nacionais e troféus. O resultado do prêmio será feito durante o maior evento de inovação e tecnologia para educação na América Latina, a Bett Brasil 2024, em abril, na cidade de São Paulo.
Sobre o Prêmio
A premiação busca reconhecer projetos educacionais transformadores de professores brasileiros, focados na educação empreendedora, que tenham sido implementados com alunos de diferentes etapas e modalidades de ensino, em instituições de ensino públicas ou privadas do país.
Em 2023, o prêmio Educador Transformador recebeu 2.848 inscrições em todo o país. 131 inscrições foram no Pará, o estado com o maior número de inscritos e de finalistas da região Norte.