Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias Agência Sebrae de Notícias

 
ASN PA Atualização
Compartilhe
ASN PA Atualização
Compartilhe

Professores e professoras de instituições de ensino públicas ou privadas que desenvolveram projetos educacionais inovadores entre 2021 e 2023, podem se inscrever, até o dia 5 de fevereiro, na 2ª edição do Prêmio Educador Transformador. A premiação é realizada pelo Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare. As inscrições podem ser feitas gratuitamente, pela internet, onde também pode ser acessado o regulamento da premiação, ou pelo aplicativo “Prêmio Educador Transformador”.

Para concorrer ao prêmio, as pessoas interessadas devem ter desenvolvido projetos educacionais com alunos do ensino regular nas categorias: educação infantil, ensino fundamental (anos iniciais e finais), ensino médio regular, educação profissional, educação de jovens e adultos (EJA) e educação superior. Cada um profissional pode concorrer com um ou mais projetos, em uma mesma categoria ou em categorias diferentes.

A analista do Sebrae no Pará e gestora do programa Educação Empreendedora no estado, Isabelle Elleres, destacou a importância do prêmio. “O prêmio dá visibilidade ao trabalho dos profissionais da educação que fazem o dia a dia em sala de aula em todos os níveis de ensino e modalidades da educação. Ele valoriza, reconhece e divulga nacionalmente projetos educacionais transformadores, alinhados à educação empreendedora”.

-

Etapas de avaliação

O processo ocorre em três etapas: estadual, regional e nacional. Os 189 projetos que serão selecionados na etapa estadual, receberão certificados digitais, selos digitais e seguirão para a próxima etapa. A divulgação do resultado dessa fase está prevista para o dia 25 de março.

Na etapa regional, serão classificados 35 vencedores, que serão conhecidos no dia 05 de abril, receberão pacotes de participação no Congresso Bett Brasil 2024, certificados de destaque regional, selos digitais e seguem para a última etapa.

Em nível nacional, serão selecionados sete vencedores, que ganharão participação em missão técnica nacional, notebooks, certificados de vencedores nacionais e troféus. O anúncio do prêmio será feito durante o maior evento de inovação e tecnologia para educação na América Latina, a Bett Brasil 2024, em abril, na cidade de São Paulo.

-

Sobre o Prêmio

A premiação busca reconhecer projetos educacionais transformadores de professores brasileiros, focados na educação empreendedora, que tenham sido implementados com alunos de diferentes etapas e modalidades de ensino, em instituições de ensino públicas ou privadas do país.

Em 2023, o prêmio Educador Transformador recebeu 2.848 inscrições em todo o país. Dessas, 131 foram no Pará, que liderou o ranking de inscritos e finalistas da região Norte.

Experiência de vencedor

“A Secretaria de Educação me homenageou no final do ano com uma placa de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido com os alunos da rede estadual. Isso, também, só aconteceu por causa do Prêmio Educador Transformador que é muito positivo”, informa o professor Rafael Herdy, do Núcleo de Tecnologia da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cordeiro de Farias, em Belém. Ele foi um dos vencedores da edição 2023 do Prêmio com o projeto “Cargo Pavú: uma solução inovadora para organização inteligente de mercadorias no interior de veículos de carga”, na categoria Ensino Médio Regular.

Para Rafael, que coordena o clube de robótica da escola, os desafios e reconhecimentos como esses, é o que motiva o professor a não parar. “Esse é o combustível que a gente precisa para continuar esses projetos que são desafiadores, complexos para a realidade das escolas públicas, mas que a gente sabe que está mudando a vida dos nossos alunos. E isso é o mais importante”.

Foto: Túlio Vidal 

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas