ASN PA
Compartilhe

Prefeitura de São Caetano de Odivelas oficializa participação no Cidade Empreendedora

O município da região Guamá é o terceiro a aderir ao novo ciclo do Programa
Por Redação
ASN PA
Compartilhe

Ocorreu na noite dessa terça-feira (25), na Câmara de Vereadores de São Caetano de Odivelas, a cerimônia de assinatura do contrato de parceria entre o Sebrae e Prefeitura do município para o Programa Cidade Empreendedora. Atualmente, a iniciativa está no terceiro ciclo e tem como objetivo melhorar o ambiente de negócios e fomentar a cultura empreendedora no estado do Pará.
O Programa Cidade Empreendedora tem 18 meses de duração, oferece 62 soluções e atua nos eixos da gestão municipal; lideranças locais; desburocratização; sala do empreendedor; compras governamentais; empreendedorismo na escola; inclusão produtiva e cooperativismo; e crédito.
Na cerimônia, a diretora técnica do Sebrae no Pará, Domingas Ribeiro, falou sobre a importância do município aderir ao Programa e os benefícios que essa parceria irá trazer para os empreendedores odivelenses.
“A partir de agora, São Caetano de Odivelas, começa a receber diversas ações do Sebrae com base no desenvolvimento local, por meio do Programa Cidade Empreendedora. Queremos integrar uma agenda de desenvolvimento, valorizando a economia criativa e a cultura empreendedora do município, juntocom a Prefeitura Municipal e o ecossistema de negócios locais”, destacou.
A Prefeita de São Caetano de Odivelas, Leila Felipa, comentou sobre a expectativa de participar do Programa. “A expectativa é que possamos nos organizar ainda mais, para que, brevemente, o município possa gerar mais renda e emprego. O nosso objetivo é procurar ações inteligentes, e uma delas é o Sebrae”.
Por ser uma cidade turística que preserva a história e a cultura local, o Secretário de Cultura, Airton Neto, enfatizou o trabalho que o Sebrae já desenvolve na região e a expectativa do que pode melhorar no segmento cultural da cidade após o lançamento. “O Sebrae nos ajuda a captar verbas e a gente busca o Programa Cidade Empreendedora voltado para uma reorganização estrutural da Prefeitura. Por exemplo, na organização de projetos”, pontua.
A artesã Nazide Soares compreende a parceria como uma oportunidade de geração de renda para os empreendedores odivelenses. “Quando se fala de Cidade Empreendedora, se fala de geração de emprego e renda. Fomenta mais ainda o setor financeiro, o que é de suma importância para o desenvolvimento socioeconômico do município”.
Participaram da cerimônia, o conselheiro do Sebrae/PA, Valmir Batista; o presidente da Câmara Municipal de São Caetano de Odivelas, vereador Francisco Miranda; o coordenador de turismo, Rubens Fernandes; entre outras autoridades.

Crédito: Rodolfo Macedo

O Programa

No Pará, o Programa Cidade Empreendedora começou a rodar nos municípios de Moju, Canaã dos Carajás, Juruti, Parauapebas, Paragominas e Santa Izabel. O segundo ciclo da iniciativa recebeu adesão de Barcarena, Benevides, Breves, Cametá, Castanhal, Dom Eliseu, Soure, Marituba e, novamente, Paragominas.

No total, os dois primeiros ciclos do Cidade Empreendedora rodaram em 14 municípios paraenses.
Viseu, Curuçá e São Caetano de Odivelas já efetivaram a participação no terceiro ciclo. A estimativa é que 20 municípios participem da terceira etapa do Cidade Empreendedora.
No terceiro ciclo uma das novidades é o aumento no número de soluções, que passou de 38 para 62.

  • Cidade Empreendedora
  • Educação Empreendedora
  • São Caetano de Odivelas