Quem visitar Parauapebas, no sudeste do Pará, já pode contar com um grande aliado na hora de escolher o que comer na cidade: o Guia da Rota Gastronômica de Parauapebas. O catálogo está sendo disponibilizado na rede hoteleira de Parauapebas em formato digital, no intuito de se tornar um verdadeiro guia com algumas das melhores opções gastronômicas da cidade. A iniciativa é cofinanciada pela União Europeia, por meio do programa Al Invest Verde, e pelo Sebrae.
O lançamento oficial do guia ocorreu na quarta-feira passada (24), durante o evento Turismo em Ação – Edição Parauapebas e Região, promovido pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), Ministério do Turismo e o Sebrae/PA, na sede da Associação Comercial de Parauapebas (Acip).
Segundo a gerente regional do Sebrae/PA, Ana Suzi Rego, o objetivo da iniciativa é melhorar a experiência dos visitantes da cidade. “Esse é um piloto que estamos lançando, com 30 pequenos negócios, mas é uma ‘obra aberta’, já que podemos ampliar o guia no ano que vem, incluindo novos estabelecimentos”. O Sebrae/PA promoveu consultorias e capacitações com essas empresas nos temas de sustentabilidade e inovação, antes da produção do catálogo, que é a entrega final desse trabalho.
“Participar da Rota Gastronômica de Parauapebas é uma grande oportunidade, porque esse projeto vai dar uma visibilidade muito maior para os empreendimentos locais do segmento de alimentação. Visto que Parauapebas é uma cidade que recebe bastante gente, isso vai conectar os empreendimentos de alimentação com o turismo local”, acredita o empreendedor Sérgio Ribeiro, do Taberna Burger.
Além da participação dos empreendedores envolvidos na rota, o evento contou com a presença da secretária Municipal de Turismo de Parauapebas, Francisângela Resende; e da gerente regional do Sebrae/PA, Ana Suzi Rego.
Além do lançamento do guia, o Sebrae/PA também participou da palestra “Integração do trade turístico e turismo regional”. O debate contou com a participação de Anna Modesto, da Coordenação-Geral de Formalização e Fiscalização de Prestadores de Serviços Turísticos, e Elisabete Brito, do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), além de Francisângela Resende e Ana Suzi Rego.