Implantado desde março deste ano nos municípios de Paragominas e Dom Eliseu, na região Capim, o programa Sebrae Delas teve a trilha de capacitação finalizada na última sexta-feira (10) com a participação de 40 empreendedoras dos dois municípios. Para celebrar a finalização, houve apresentações de alto impacto – os chamados pitch, quando os respectivos negócios foram submetidos a um grupo de juradas. Em Paragominas a ação ocorreu no Bendito Quintal no último dia 9 de novembro e em Dom Eliseu, no restaurante Dom Apettite, no sábado (10). “A trilha permitiu a capacitação de empreendedoras da região, aprofundando o conhecimento sobre empreendedorismo feminino. Apoiadas pelo Sebrae no Pará e por parceiros estratégicos, puderam expandir seus conhecimentos e criar uma rede de apoio, ao mesmo tempo em que receberam orientações técnicas”, destaca a analista do Sebra no Pará, Silvana Araújo.
“Adquiri muito conhecimento, foi um divisor de águas pra mim. Por meio do Sebrae Delas descobri que posso transformar meu negócio em algo muito maior”, destaca a empreendedora Luciana Luíla, que tem uma confeitaria no município de Paragominas.
A empreendedora Mariana Queiroz, de Dom Eliseu, destaca a oportunidade de participar da iniciativa de fomento ao empreendedorismo feminino. “Foi uma soma, um momento de adquirir conhecimentos e compartilhar e somar com mulheres de ramos diferentes. Indico para empreendedoras que buscam novos conhecimentos e novas ideias na área do empreendedorismo”, pontua.
Mariana Queiroz explica que a trilha finalizou, mas que o conhecimento adquirido e o acompanhamento do Sebrae continuarão sendo prioridades. “Estamos finalizando uma etapa, mas não o projeto, o Sebrae tem muito mais a oferecer, agradeço à equipe da instituição”, afirma.
Apresentações
No dia da culminância da trilha de capacitação, as empresárias puderam colocar os conhecimentos adquiridos em prática e apresentaram os respectivos empreendimentos para uma banca avaliadora de cinco juradas, que deram sugestões para as melhorias dos respectivos negócios. Em Paragominas, as avaliadoras foram as empresárias Valquíria Sena, Vera Cruz, Gabrielly Rodrigues, Karol Garra e Cirede Carloto. No município de Dom Eliseu, a banca foi formada pelas empreendedoras Karina Pimenta, Maria D’Ajuda Vasconcelos, Antonia Gama, Selma Weber e Antônia Reis.
A trilha
A capacitação do Programa no município começou em março de 2023, com o Talk show Mulheres que Inspiram, programação em que a iniciativa foi apresentada às empresárias da região. O Sebrae Delas começou a ser rodada em maio do mesmo ano, quando ocorreu um workshop voltado para o Dia das Mães, o Mom Day – Empreendedorismo e a Maternidade em Foco.
Em junho, foi realizado um diagnóstico para avaliar as empresas e personalizar as ações de capacitação. As empreendedoras participantes também receberam capacitação em Canvas, aprenderam sobre marketing digital, participaram de eventos por meio da instituição, entre outras ações.