ASN PA
Compartilhe

Igarapé-Açu começa a participar oficialmente do Programa Cidade Empreendedora

Cerimônia de lançamento firmou parceria entre Sebrae e Prefeitura do município
Por Redação
ASN PA
Compartilhe

Na noite dessa quarta-feira (26), no Centro Cultural Gidalte Alves de Almeida, a prefeitura municipal de Igarapé-Açu assinou o contrato para participar oficialmente do Cidade Empreendedora, Programa promovido pelo Sebrae. Esse é o quarto município a aderir ao terceiro ciclo da iniciativa no estado.
O Programa, que tem duração de 18 meses, tem como objetivo incentivar e fortalecer a cultura empreendedora no estado do Pará, acelerando o desenvolvimento socioeconômico dos municípios. Além de Igarapé-Açu, as prefeituras de Viseu, Curuçá e São Caetano de Odivelas, já estão fazendo parte dessa nova etapa da ação. A estimativa é que vinte municípios participem desse novo ciclo.
Na cerimônia de lançamento, a diretora-superintendente em exercício do Sebrae no Pará, Domingas Ribeiro, destacou os benefícios da implementação do Programa nos municípios. “O Programa Cidade Empreendedora contribui para a criação de um ambiente de negócios, que valoriza o setor produtivo e incentivs a geração de emprego e renda, além de movimentar a economia a economia local”.
O prefeito de Igarapé-Açu, Normando Riachão, destacou que a ação será muito importante para o crescimento do município. “É uma satisfação muito grande fazer essa parceria com o Sebrae, que é um braço do empreendedorismo, do agronegócio e do pequeno empreendedor. Para nós, é uma garantia de desenvolvimento”, frisou.
O presidente da Câmara Municipal, o vereador Erlon Feitosa, falou sobre as expectativas da adesão do município de Igarapé-Açu ao programa. “Vamos tornar nosso município um ambiente favorável para que as pessoas possam investir, gerando emprego e renda em nossa cidade, e tenham as condições ideais para empreender”.
A empreendedora Ana Claudia Lima, do Ecopark São Joaquim, cliente há nove anos do Sebrae/PA na região Guamá, vê o programa como uma oportunidade de crescimento financeiro e inovador para Igarapé-Açu. “É muito empolgante participar deste evento e ver que todo o nosso município vai fazer parte do Programa Cidade Empreendedora, tendo acesso a cursos e consultorias que fazem crescer tanto na parte financeira, como na parte de inovação”, ressalta.
Estavam presentes na cerimônia a vereadora municipal, Socorro Lima; o vereador, Jean Pardal; além de representantes de entidades de classe e técnicos da instituição.

Crédito: Rodolfo Macedo

O Programa

Com 62 soluções, o Programa Cidade Empreendedora atua nos eixos de gestão municipal; lideranças locais; desburocratização; sala do empreendedor; compras governamentais; empreendedorismo na escola; inclusão produtiva e cooperativismo; e crédito.
No Pará, o Programa começou a rodar nos municípios de Moju, Canaã dos Carajás, Juruti, Parauapebas, Paragominas e Santa Izabel do Pará. O segundo ciclo da iniciativa recebeu adesão de Barcarena, Benevides, Breves, Cametá, Castanhal, Dom Eliseu, Soure, Marituba e, novamente, Paragominas. No terceiro, a expectativa é ter a participação de 20 municípios.
O município de Barcarena, participante da segunda etapa, foi vencedora nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na categoria cidade empreendedora.
No terceiro ciclo uma das novidades é o aumento no número de soluções, que passou de 38 para 62.

  • Cidade Empreendedora
  • Igarapé-Açu
  • Sala do Empreendedor; Políticas Públicas