Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias Agência Sebrae de Notícias

 
ASN PA Atualização
Compartilhe
ASN PA Atualização
Compartilhe

Fotos: Carlos Borges

Visitantes do MICBR podem conferir a programação da Cozinha Show, programação organizada pelo Sebrae, de 09 a 11 de novembro. O evento tem realização do Ministério da Cultura e do Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) e apoio do Sebrae, que tem espaço destinado à culinária e artesanato, além de promover mentorias e ter participação em painel.

São duas programações por dia, no turno da tarde, quando são preparados pratos com insumos de origem. No total, serão realizadas seis aulas-show, ministradas por chefs da região Amazônica, que preparam pratos autorais com pelo menos um alimento ou bebida da plataforma Do Brasil à Mesa.

Do Brasil à Mesa é uma plataforma do Sebrae que disponibiliza produtos de origem alimentícia, como os de Indicação Geográfica ou pratos regionais, por exemplo.

“É uma ação de experiência, estamos trazendo produtos disponíveis da plataforma, que são diferenciados e de todos os cantos do Brasil. Gerar essa experiência é muito importante, aqui tem muita gente de fora e estamos trazendo chefs da região e valorizando a culinária local”, destaca a coordenadora nacional de Economia Criativa do Sebrae, Denise Marques.

A programação tem curadoria do chef Fábio Sicília. O empresário afirma que só é possível verticalizar por meio da criatividade. “Belém é o melhor ambiente para esse evento, afinal, tem o título de Cidade Criativa da Gastronomia”, afirma Fábio, citando o título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

“A Cozinha Show permite aos visitantes terem acesso direto a produtos únicos da região, como o tucupi, no sabor de essência. Procuro na curadoria fazer um trabalho de resgate da criatividade, para verticalizar nossa matéria-prima e nossos ingredientes”, pontua o empresário.

O chef colombiano Rey Guerrero Saya, experiente em gastronomia afro-latino-americana, é convidado especial ada programação.

Compota de bacuri, chocolates regionais, mel de açaí, palmito de pupunha e doce de caju com castanha em barra estão entre os produtos disponíveis no espaço.

Programação

As aulas-show são realizadas em um espaço chamado “Cozinha Tropical – O futuro é ancestral”, com referências á cultura ribeirinha e com o conceito da floresta em pé.

Para cada aula, são disponibilizadas 30 vagas. As inscrições são feitas previamente no local.

Nessa quinta-feira (9) as aulas ficaram por conta de Edvaldo Caribé e Sandro Mota, chef de Santarém, que preparou a receita Sabor Tapajônico.

Nascido e criado em Belém, Edvaldo Caribé leva a ancestralidade e a culinária paraense para variados lugares. “Em uma cozinha importa a técnica e também os insumos. Minha cozinha tem a responsabilidade de transmitir algo que existe há milênios e que o Brasil precisa conhecer. Temos uma cultura alimentar rica que precisa ser melhor conhecida e, nesse processo, o Sebrae é um agente importante”, afirma o chef, que escreveu o livro O Barbecue Brasileiro.

Na aula-show, Edvaldo fez um resgate da culinária brasileira de subsistência e falou de técnicas de conservação como a defumação, preparando um híbrido da culinária regional com a cozinha nordestina, preparando pratos como pirarucu de sol, paçoca de carne seca com aviú e um baião de dois amazônico, que leva na receita arroz paraense, tucupi e feijão manteiguinha.

“A intenção é transmitir para o público um pouco da cozinha de raiz, que se transmitiu dos povos indígenas e se desenvolveu nas periferia. Essa é história da cozinha brasileira”, pontua.

Nesta sexta-feira (10), as chefs Ângela Sicília e Lúcia Torres ministrarão as programações. Paula Gizelly e Wagner Vieira comandarão a Cozinha Show no sábado (11), encerrando a agenda no local.

A Cozinha Show tem apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e da Universidade da Amazônia (UNAMA).

Programação

Dia 11 – sábado

13h30 – Wagner Vieira e Itair Suruí – com a receita “Chibé” com Tucupi

15h – Paula Gizelly – com a receita “Milkshake de Açaí da Amazônia”

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas