Ainda dá tempo de participar de uma das maiores competições educacionais de empreendedorismo tecnológico do país: o Desafio Liga Jovem, realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Ideias de Futuro. As inscrições seguem abertas até sexta-feira (07), pela internet e são gratuitas. Podem participar estudantes do 8º ano do ensino fundamental ao ensino superior e da educação profissional, sob a orientação de um professor ou uma professora.
“Acreditamos que o empreendedorismo é uma grande fonte de transformação, por meio da juventude. Dessa forma, o Desafio Liga Jovem vai ao encontro dessa pauta, pois oferece aos estudantes um ambiente propício eles mostrarem suas ‘veias’ empreendedoras. Assim, o Desafio Liga Jovem se torna mais um elo para essa transformação”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.
O Desafio Liga Jovem é dividido com cinco etapas: Esquenta nas Redes, Virada Empreendedora, Estadual, Regional e Nacional. As três últimas são as etapas de avaliação propriamente dita dos projetos, que são avaliados por especialistas com base em cinco critérios: Entendimento do Público-Alvo, Criatividade e Inovação, Impacto no Dia a Dia da Comunidade, Sustentabilidade Financeira e Protótipo. Os vencedores da etapa estadual irão representar o estado na etapa regional e os vencedores desta fase, seguem na disputa nacional.
A cada etapa, as equipes vencedoras recebem prêmios, como celulares, tablets e vale compras. Já as equipes vencedoras da etapa nacional serão premiadas com uma Missão Internacional (viagem internacional) de até dez dias, além de um notebook para cada um dos participantes e para o professor orientador. No segundo lugar, cada participante da equipe e seu professor orientador receberão um smartwatch. No terceiro lugar, cada participante da equipe e seu professor orientador receberão um tablet.