Considerada uma das datas mais importantes do ano para o comércio, a Black Friday está chegando e os pequenos empreendedores podem aumentar o seu faturamento nas vendas, especialmente nesta sexta-feira (29), o dia D das promoções. Nesse período, a disputa pela atenção do consumidor é ainda maior, por isso, é preciso planejamento. Para vender mais, não basta ter o maior desconto, é preciso oferecer também produtos, prazos e condições de entrega diferenciados que atendam necessidades e expectativas dos consumidores.
“É fundamental começar a fazer ações com alguma antecedência e definir quais são os produtos que vão ter visibilidade dentro da loja, qual será a porcentagem de desconto e como será a comunicação dessa promoção, além dos canais que você vai utilizar. Hoje nós temos à disposição diversas plataformas digitais e a avaliação de utilização delas depende muito do seu público e do seu nicho de negócios. Também é muito importante verificar a organização do estoque e a disponibilidade de produtos para atender essa demanda”, destaca Antônio Romero, gerente da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae no Pará.
Além desses pontos focais, o gerente também ressalta que o empreendedor precisa treinar a equipe e definir estratégias de utilização das redes sociais para potencializar as vendas. “O Sebrae oferece diversas ferramentas e serviços para auxiliar os pequenos negócios a se prepararem nessas datas. Existem muitos conteúdos disponíveis com dicas e orientações sobre como implementar essas estratégias, além de cursos e workshops que o Sebrae oferece com uma grande variedade de temas sobre marketing digital, vendas, gestão financeira, para que esses empreendedores e a sua equipe consiga absorver isso e implementar no dia a dia, sem contar em parcerias com grandes instituições que geralmente oferecem condições únicas para entrada, especialmente dos marketplaces”, completa Antônio Romero.
Ainda segundo Antônio Romero, os pequenos empreendedores podem contar com cursos e capacitações gratuitas oferecidas pelo Sebrae/PA durante todo ano, em preparação a Black Friday, com inscrições na loja virtual: pa.loja.sebrae.com.br
“Os pequenos empreendedores podem dotar as seguintes estratégias: oferecer produtos exclusivos, pensar em criar um senso de urgência utilizando técnicas como a contagem regressiva, a quantidade delimitada de produtos, a fim de estimular cada vez mais as compras. Facilitar o pagamento é muito importante, então é essencial ter à disposição diversas opções e modalidades de pagamento para atender aos diferentes tipos e preferências dos clientes, além de investir em um bom atendimento e pensar em parcerias logísticas para facilitar a entrega e a distribuição desses produtos”, finaliza Romero.
Dados
Em relação aos pequenos negócios, o Sebrae no Pará destaca em seu Boletim de Inteligência e Mercado que os segmentos de Alimentos e Bebidas, Modas e Acessórios, e Mercados devem ser os mais procurados pelos consumidores nesta Black Friday.
Com base em dados da Associação Comercial do Pará, o boletim revela ainda que é esperado um aumento de 10% nas vendas do varejo em relação a 2023, neste período de Black Friday. Os produtos mais vendidos deste ano devem incluir móveis, eletrodomésticos, celulares, cosméticos, eletrônicos e vestuário com variações de crescimento, que podem alcançar até 6,1% em algumas áreas.