ASN PA Atualização
Compartilhe

Agentes de Desenvolvimento recebem capacitação avançada

Finanças municipais e estruturação de projetos para captação de recursos são alguns dos temas que fazem parte do conteúdo
Por Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

Vinte e dois Agentes de Desenvolvimento (AD), de nove municípios paraenses, participam de um curso avançado de capacitação. São três dias de duração, totalizando 24 horas, com atividades até o próximo dia 25 de agosto.

A iniciativa, que é promovida pelo Sebrae, em parceria com prefeituras municipais que integram o programa Cidade Empreendedora, tem como objetivo disseminar conhecimentos e ações práticas dos Agentes de Desenvolvimento do Estado.

O curso avançado para AD é o terceiro nível de capacitação dos agentes, sendo realizado após os níveis básico e intermediário. A intenção é qualificar os serviços oferecidos pelos agentes, que atuam na Sala do Empreendedor e junto ao poder público municipal para a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios.

Planejamento da atuação do AD, mapeamento de necessidades, finanças municipais estruturação de projetos para captação de recursos são alguns dos temas que fazem parte do conteúdo do curso.

Francinete Dias, Agente de Desenvolvimento de Barcarena, participa pela segunda vez da capacitação. “Hoje, estou vindo novamente, para uma reciclagem. Atuo desde 2018 como AD, e ficamos felizes quando o município entrou no Programa Cidade Empreendedora”, frisa.

“Adquiri muito conhecimento com os cursos e oficinas que temos no município, sempre aprimorando as habilidades para levar ao empreendedor. Aqui, pretendo adquirir ainda mais conhecimentos e levar o município ao topo”, pontua o AD de Benevides, Osvaldo Neto, que participa do curso avançado pela primeira vez.

“O curso avançado é importante para o desenvolvimento das atividades desempenhadas pelo AD, com oportunidades para o seu aprimoramento como profissional e para reflexões sobre o seu papel”, destaca o gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas do Sebrae no Pará, Bruno Bilby.

Os Agentes que participam da capacitação são dos municípios de Soure, Breves, Cametá, Barcarena, Castanhal, Paragominas, Dom Eliseu, Marituba e Benevides.

Cidade Empreendedora

O Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae, em parceria com a Prefeitura Municipal, com 18 meses de duração. O objetivo do programa é melhorar o ambiente de negócios e fomentar o empreendedorismo nos municípios. Ao todo, serão 15 municípios atendidos, em dois ciclos, de dois anos.

O programa tem oito eixos, que visam acelerar o desenvolvimento nos municípios que aderiram ao programa: Gestão Municipal, Lideranças Locais, Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola, Inclusão Produtiva e Cooperativismo e Crédito.

  • Agente de Desenvolvimento
  • Capacitação
  • Cidade Empreendedora