ASN PA Atualização
Compartilhe

Sebrae no Pará premia atendimento aos pequenos negócios nas Salas do Empreendedor

No total, quatro salas receberam o Selo Ouro, duas receberam o Selo Prata e uma recebeu o Selo Bronze no Selo Sebrae de Referência
Por Da Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

Os destaques no atendimento aos pequenos negócios foram conhecidos na tarde desta quinta-feira (03), durante a entrega da terceira edição do Selo Sebrae de Referência em Atendimento 2024, que foi realizado no auditório da instituição. Com a presença de prefeitos, gerentes regionais e coordenadores das salas, o objetivo do evento foi destacar e valorizar o atendimento realizado pelas Salas do Empreendedor, que são administradas pelas prefeituras municipais, além das 13 agências de atendimento.

“O Sebrae é municipalista, e a entrega do Selo Sebrae de Referência, além da premiação e valorização tem se tornado importante na gestão e qualificação das salas. Parabenizo as todas as pessoas que fazem as Salas do Empreendedor, que prestam orientação aos nossos empreendedores, que fazem girar essa cadeia do empreendedorismo, gerando emprego e renda. Hoje, no Pará, temos mais de 500 mil empreendedores formalizados, entre MEIs, Microempresas e Empresas de Pequeno Porte”, disse o diretor superintendente do Sebrae/PA, Rubens Magno.

O Selo foi dividido em quatro categorias – Diamante, Ouro, Prata e Bronze – e realizada em duas etapas: estadual (categorias Ouro, Prata e Bronze) e nacional (categoria Diamante). No total, quatro Salas do Empreendedor receberam o Selo Ouro, duas receberam o Selo Prata e uma recebeu o Selo Bronze, totalizando sete salas premiadas.

“Nós tentamos prestar um serviço com excelência para população de Cametá, então ficamos muito felizes e honrados com essa premiação. Essa já é a terceira premiação que nós recebemos. Já recebemos o Selo Diamante no ano passado e ficamos muito honrados e felizes pelo reconhecimento”, disse João Sassim, coordenador da Sala do Empreendedor de Cametá, que recebeu o Selo Ouro.

As salas que receberam o Selo Ouro irão concorrer ao Selo Diamante (Categoria Nacional), que será realizado em Brasília. Os vencedores da etapa estadual receberam troféus como premiação. Este ano, 38 salas estavam elegíveis ao prêmio.

A seleção dos vencedores seguiu aos seguintes critérios: qualidade do atendimento, gestão, ambiente de negócios, oferta de soluções, infraestrutura, presença digital e capilaridade, aos quais foram atribuídas notas.

“É uma importância muito grande esse reconhecimento, nós estamos radiantes porque nossa sala em Barcarena é uma referência. Hoje nós levamos orientações a todos os nossos empreendedores, atendemos todos com muita eficiência. Então, quero agradecer ao total apoio do Sebrae/PA que está conosco em todos os momentos”, ressaltou Laura Costa, coordenadora da Sala do Empreendedor de Barcarena, que recebeu o Selo Prata.

Entrega do Selo reuniu prefeitos, gerentes regionais e coordenadores das salas. Foto: Carlos Borges.

Na oportunidade, foram certificadas ainda as três salas que realizaram maior número de registros no sistema de atendimento Sebrae/PA (SAS). Também foram certificadas as três salas com maiores NPS (Net Promoter Score), avaliação da satisfação do cliente. Os representantes das salas receberam certificados.

“Esse reconhecimento fortalece a região Capim, então quero agradecer nosso agente de desenvolvimento, José Ivo, e toda equipe que vem fazendo um trabalho excelente na Sala do Empreendedor. Ficamos bastante felizes com essa premiação”, disse o prefeito Silon Gama, de Dom Eliseu, que teve a Sala do Empreendedor com a segunda maior interação no SAS.

Vencedores Selo Ouro

Cametá (Agência Tocantins)
Curuçá (Agência Guamá)
Igarapé-Açu (Agência Guamá)
Jacundá (Agência Carajás I)

Vencedores Selo Prata

Barcarena (Agência Tocantins)
Novo Progresso (Agência Tapajós)

Vencedor Selo Bronze

Castanhal (Agência Guamá)

Salas do Empreendedor

No Pará, atualmente são 144 Salas do Empreendedor e 187 Atendentes, que realizaram um total de 80.592 registros de interações no atendimento a 18.255 clientes ao longo de 2024. Nesses espaços, são oferecidos serviços de capacitação, orientações e informações gerais ao empreendedor de pequeno negócio, além da formalização como microempreendedor individual. Os atendimentos são realizados por atendentes capacitados pelo próprio Sebrae/PA.

Salas do Empreendedor que registraram mais interações no SAS

Sala do Empreendedor de Castanhal, com 9.883, interações/atendimentos (Agência Guamá)
Sala do Empreendedor de Dom Eliseu, com 9.648, interações/atendimentos (Agência Capim)
Sala do Empreendedor de Santarém, com 6.815, interações/atendimentos (Agência Baixo Amazonas)

Salas com maior NPS

Agência Guamá (Sala do Empreendedor de Santa Izabel do Pará), com 91,03 NPS
Agência Tocantins (Sala do Empreendedor de Barcarena), com 90,00 NPS
Agência Guamá (Sala do Empreendedor de Vigia), com 84,60 NPS

  • cultura empreendedora
  • Empreendedorismo
  • Sala do Empreendedor