ASN PA Atualização
Compartilhe

Empretec Rural capacita primeira turma de empreendedores em Paragominas

Objetivo do seminário é potencializar as pequenas empresas e fomentar novos negócios
Por Da Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

O município de Paragominas, sudeste paraense, recebe a primeira turma de capacitação do programa Empretec Rural, oferecido pelo Sebrae no Pará. Voltado para empreendedores do setor rural, a capacitação começou nesta segunda-feira (30/09) e segue até o próximo sábado (05/10). O seminário tem como objetivo capacitar 19 pequenos empreendedores para potencializar a rentabilidade das empresas, fomentar novos negócios no campo e abrir novas oportunidades de empregos.

“O objetivo da nossa estratégia é trabalhar as 10 características e empreendedoras, só que nessa turma especial, vamos trabalhar uma metodologia baseada no agronegócio para o agricultor, então todo mundo que está envolvido na área da agricultura, que trabalha na área da agricultura familiar, o produtor rural, terá acesso a essas características e as empreendedoras dentro dessa metodologia, dentro de uma dinâmica específica e linguagem específica para o produtor rural”, destaca Fabiano Andrade, gerente da Unidade do Sebrae no Pará na região Capim.

O Empretec utiliza a metodologia concebida pela ONU (Organização das Nações Unidas), em que os participantes são desafiados, por meio de atividades práticas, durante seis dias, a desenvolver dez características comportamentais: busca de oportunidades, persistência, disposição para correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, comprometimento, busca de informações, ações, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemáticos, persuasão e rede de contatos, além de independência e autoconfiança.

“A expectativa é que ela seja uma turma de sucesso. O que eles verão na capacitação é muito relacionado a trabalhar essas características empreendedoras, como que as características empreendedoras podem transformar negócios. O curso vai ser uma forma também do participante potencializar o estado da propriedade dele, melhorando custos, estabelecendo metas, melhorando sua rede de contatos, enfim, melhorando uma série de performance dentro da sua propriedade rural”, completa Fabiano.

Os pequenos empreendedores do Empretec Rural de Paragominas foram selecionados após abertura de seleção realizada pelo Sebrae no Pará, na Agência Capim, onde passaram por uma entrevista com técnicos da agência. O curso é realizado na sede do Projeto Juquinha, parceiro do Sebrae, das 08h às 18h. Ao final do seminário, os pequenos empreendedores receberão certificados.

  • Agroextrativismo; Bioeconomia; Susstentabilidade; empreendedorismo no campo;