Segue até a próxima quarta-feira (18), as inscrições para o Programa Bioempreende, que tem como objetivo potencializar a bioeconomia e a cultura empreendedora nas instituições de ensino superior no Baixo Amazonas, por meio de uma jornada de formação e conexões com o mercado.
O Bioempreende é promovido pelo Sebrae Pará, por meio do Polo de Bioeconomia, e conta com o apoio da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e grandes empresas.
Podem participar do BioEmpreende alunos e docentes de instituições de ensino superior dos municípios de Santarém e Belterra. Para se inscrever, é necessário ter uma ideia, projeto ou negócio em estágio inicial, com enfoque em bioeconomia e desenvolvimento sustentável. Além disso, os projetos devem ser formados por equipes de no mínimo duas pessoas, com pelo menos um aluno envolvido.
Serão selecionados 20 projetos, que passarão por uma intensa jornada de capacitação empreendedora, incluindo workshops, mentorias e conexões com o mercado. As etapas incluem validação de ideias, modelagem de negócios e preparação para apresentação a potenciais investidores.
“Nossa intenção é oportunizar aos docentes a concretização de suas ideias e projetos, com foco no desenvolvimento sustentável e na bioeconomia da região”, ressalta o gerente da Agência do Sebrae na região, Paulo Dirceu.
O gerente reforça que “acadêmicos e docentes poderão transformar conhecimento em inovação prática, contribuindo, significativamente, para a educação empreendedora nas universidades e o desenvolvimento econômico e sustentável da região do Baixo Amazonas”.
O Bioempreende foi lançado no início de setembro, de forma híbrida, em Santarém e Belterra, e contou com a presença de estudantes.
-
Etapas do Programa:
Inscrições: de 27 de agosto a 18 de setembro de 2024, por meio do site: Programa BioEmpreende – Edição Santarém (acate.com.br)
Seleção de Projetos: avaliação baseada em potencial de mercado, inovação, impacto em bioeconomia, capacidade executora, viabilidade financeira e alinhamento com o programa.
Capacitação: workshops online focados em entendimento do problema, modelagem de negócios e pitch eficaz, seguidos de mentorias.
DemoDay: apresentação dos projetos a investidores e parceiros no dia 25 de novembro de 2024.
-
Sobre Bioeconomia
Bioeconomia envolve a utilização sustentável de recursos biológicos para criar produtos e serviços inovadores. Este campo abrange diversas áreas como agricultura regenerativa, biocosméticos, bioenergia, novos materiais, e mais, promovendo uma economia circular e sustentável.
Sobre o Polo de Bioeconomia
O Polo Sebrae de Bioeconomia, lançado em 2022 na região do Baixo Amazonas, é uma iniciativa voltada para impulsionar o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável por meio do uso de recursos biológicos renováveis.
O Polo fomenta inovações em setores diversos, como alimentação, moda, biotecnologia, entre outros, e promove a geração e disseminação de conhecimento, apoiando a criação de negócios inovadores e a melhoria das políticas públicas relacionadas à bioeconomia, beneficiando empreendedores, comunidades e o meio ambiente.