ASN PA Atualização
Compartilhe

Agentes de Desenvolvimento participam de Encontro Regional

Ação ocorreu em Belém nos dias 04 e 05 de julho
Por Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

Nessa terça-feira (4), iniciou o primeiro Encontro Regional dos Agentes de Desenvolvimento (ERAD), no auditório do Hotel Princesa Louçã, em Belém. O formato regional foi pensado para favorecer a integração entre os agentes, fomentar o conhecimento e elaborar ações com foco na melhoria do ambiente para os pequenos negócios.

O evento, que encerrou nesta quarta-feira (5), promoveu palestras e oficinas para os articuladores que trabalham nas Salas do Empreendedor e representantes de secretarias de 32 municípios das regiões Metropolitana, Marajó e Tocantins.

O diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, destacou a importância do encontro para articular ações que possam promover o desenvolvimento territorial e as políticas públicas para os municípios. “O objetivo do Encontro é capacitar os agentes que atuam ao lado do poder público municipal e têm papel estratégico para a consolidação de ações que possam beneficiar os pequenos negócios. Esse evento é um primeiro passo para fortalecer a cooperação entre os municípios”, pontuou.

-

Programação

O evento iniciou com a Palestra Magna “O agente de desenvolvimento e o futuro da cidade”, que abriu o primeiro dia do encontro. Na apresentação, o consultor em governança colaborativa e sustentabilidade, Silvio Barros, falou sobre a importância de temáticas como inovação e sustentabilidade para os agentes de desenvolvimento, citando, por exemplo, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como essenciais para impulsionamento dos pequenos negócios locais, além de falar da força da marca Amazônia.

Com a temática “Atuação em redes de cooperação”, a segunda palestra do primeiro dia foi ministrada pelo consultor organizacional Rafael Luchesi. O bate papo abordou assuntos como o papel estratégico do agente de desenvolvimento como mobilizador para implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, cooperativismo, a importância de ter uma visão territorial com as lideranças locais, as dimensões para o desenvolvimento econômico e o poder de compras locais.

A agente de desenvolvimento de Barcarena, Francinete Dias, comentou sobre a necessidade dos agentes e atendentes ficarem atentos às novas tendências de mercado. “O evento é de grande importância, porque fala de inovação e atualidades, é um momento de reciclagem para podermos levar novas ideias para o nosso município”, frisa.

“As palestras serviram como um espelho para nos planejarmos e corrermos atrás do desenvolvimento dos nossos municípios, capacitarmos as pessoas envolvidas no processo, e, assim, auxiliar os empreendedores da região”, ressaltou Sylvio Gouveia, agente de desenvolvimento do Acará.

O primeiro dia do ERAD contou com a participação da diretora técnica do Sebrae no Pará, Domingas Ribeiro; do Presidente da FAEPA e conselheiro do Sebrae/PA, Carlos Xavier; do Secretário Regional de Governo do Marajó, Jaime Barbosa; além de técnicos da entidade e representantes de outras instituições.

-

Crédito: Adriano Vasco

-

Segundo Dia

A programação do segundo dia do Encontro Regional dos Agentes de Desenvolvimento seguiu nesta quarta-feira (5), com oficina voltada para auxiliar na produção de projetos para a 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que será lançado no dia 02 de agosto de 2023 em âmbito nacional e 31 de agosto de 2023 em nível estadual. O bate-papo foi ministrado pela consultora Izalina Silva.

Algumas das temáticas abordadas no bate-papo foram simplificação e fomento ao empreendedorismo; empreendedorismo na escola; compras governamentais; cultura e turismo; sustentabilidade social e ambiental; prefeituras em rede; inclusão produtiva; acesso a crédito e serviços financeiros; e empreendedorismo rural.

  • Agente de Desenvolvimento
  • Sala do Empreededor