A produção de sorvete artesanal feito na chapa foi a oportunidade de um casal de empresários do município de Paragominas realizar o desejo de trabalhar juntos. Daybson e Luciana Rocha são os proprietários do empreendimento Chapa Fria, inaugurado em fevereiro de 2022.
Luciana já tinha experiência como confeiteira, mas alimentava a vontade de abrir o próprio empreendimento. Já Daybson trabalhava como representante comercial. O potencial econômico do município de Paragominas foi um dos fatores que incentivou o casal a assumir a empreitada.
“A gente já conhecia o esse tipo de sorvete, no Nordeste ele é comum. Aqui na região, pesquisamos e não existia. Decidimos que esse seria o nosso negócio e começamos a estudar. O Sebrae nos ajudou a empreender e tirou nossas dúvidas”, pontua Luciana.
Inicialmente, a ideia era fazer algo estilo Food Truck, que passou a ter um espaço físico. Atualmente, a ideia e expandir o número de unidades e ter a marca registrada.
O sorvete produzido no estabelecimento é feito em uma chapa e a base de leite. O preparo é diário e a base não leva conservante, corante e nem gordura vegetal, o que torna o sorvete mais leve. Além da base tradicional, existe a zero lactose e os empreendedores estão trabalhando na diet, visando conquistar novos clientes.
São muitos sabores que compõem o cardápio, para agradar os mais diversos tipos de públicos. Sabores típicos, como açaí, bacuri e cupuaçu, e os gourmetizados como ferrero rocher, ninho com Nutella e Romeu & Julieta. Também há sabores alcóolicos, como caipirinha e cerveja.
O Chapa Fria é um dos restaurantes participantes do Concurso Sabores do Sertões, que iniciou no último dia 29 de julho e vai até o próximo dia 21 de agosto, concorrendo com o prato Açaí com Bacuri, que leva adicional de farinha de Castanha-do-Pará. “O sorvete de açaí é um carro-chefe do nosso cardápio. Aí, optamos em uma mistura que já havia sido experimentada e dá super certo, que é a mistura com o bacuri”, frisa Luciana.
Os municípios do Pará que participam do concurso são Paragominas e Salinas, rotas do Rally dos Sertões. “É uma honra participar dessa iniciativa nacional que vai passar pela nossa cidade e poder representar Paragominas. É uma porta que se abre”, explica Daybson.
Durante o concurso gastronômico está ocorrendo uma votação por meio de QR code, para a escolha do melhor prato, que, no município de Paragominas, será premiado no dia 9 de setembro, quando o Rally chegará na região.