ASN PA
Compartilhe

Educação empreendedora presente em salas de aula de Tomé-Açu

Sebrae participa da Jornada Pedagógica em Tomé-Açu, promovida pela prefeitura do município para a capacitação continuada de professores da rede pública
Por Redação
ASN PA
Compartilhe

O ano letivo em Tomé-Açu começou de forma diferente, com a realização da Jornada Pedagógica, que se encerra nesta sexta-feira (30). A iniciativa é composta por encontros de planejamento e capacitação de gestores escolares, vice-diretores, coordenadores e professores da rede municipal de ensino. É considerado um momento estratégico para o planejamento e a formação continuada dos profissionais da educação do município, promovendo reflexões, trocas de experiências e o fortalecimento do planejamento estratégico para o ano letivo.

Entre os temas abordados nas capacitações está a educação empreendedora, conteúdo levado aos professores pela equipe do Sebrae no Pará, que é um dos parceiros da Secretaria Municipal de Educação (Semed) no programa. “O Sebrae participou do processo de formação dos professores, para que eles possam ser multiplicadores dentro de sala de aula, a fim de fomentar uma cultura empreendedora dentro do município”, afirma o gerente regional do Sebrae/PA na região do Capim, Fabiano Andrade. Ele participou da abertura da Jornada, realizada na Escola Dr. Fernando Guilhon, em Tomé-Açu.

A educação empreendedora nas escolas, segundo o gestor do Sebrae, é crucial para desenvolver competências socioemocionais e cognitivas, transformando alunos em protagonistas proativos. “Ela promove habilidades como criatividade, trabalho em equipe, liderança e resolução de problemas, preparando jovens para desafios futuros, autonomia no mercado de trabalho e o desenvolvimento integral, conectando a educação à cultura empreendedora”, lista Andrade.

WhatsApp Image 2026-01-29 at 17

Com o tema “Tomé-Açu Alfabetizado”, a Semed reafirma o compromisso com o Plano Municipal de Educação e com a meta nacional de alfabetizar 100% das crianças na idade certa, ao final do 2º ano do Ensino Fundamental, bem como recompor as aprendizagens dos estudantes que não alcançaram esse objetivo.

“Vamos começar o ano letivo com todo o gás, com muitas formações e esse ano é que a gente vai trabalhar (como foco principal) a alfabetização, que Tomé-Açu está sendo destaque no estado do Pará e nós não queremos perder esse destaque”, motivou a secretária de educação do município, Luciene Pancieri.

O prefeito de Tomé-Açu, Carlos da Silva Nova, destacou a importância estratégica da Jornada Pedagógica como investimento no futuro e o fortalecimento da educação no município. “Hoje é um momento muito importante para nós, da educação, pois é um momento de celebração e de agradecer a todos aqueles que estiveram presentes com a gente em 2025. E agora em 2026, um novo ano letivo inicia na segunda-feira e, com certeza, no final do ano teremos muitas surpresas”, adianta o gestor municipal.

  • cultura empreendedora
  • Educação
  • Educação emprendedora
  • Sebrae no Pará
  • Tomé-Açu