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Inovar no costume paraense de tomar açaí foi a forma que Fabyana Pinheiro, do município de Abaetetuba, região do Baixo Tocantins, encontrou para ter o seu próprio negócio. Em 2022, ela iniciou a produção e venda de açaí frozen, com a açaiteria Iaça Frozen. “Enxerguei uma grande oportunidade de negócio, fui pesquisar mais sobre esse mercado e vi que onde não tinha era justamente aqui no Pará. Resolvi trabalhar com algo regionalizado, resgatando a história e aproximando a geração antiga com a atual”.

“Hoje, o grande desafio é mostrar para a nossa população que a gente pode trabalhar o açaí paraense de uma outra forma”, destacou a empreendedora, que tem como objetivo popularizar essa forma de consumir o produto no município.

“O mundo já consome esse tipo de açaí e nós estamos fazendo com que as pessoas entendam que o nosso açaí pode ser ainda mais valorizado. O desafio é mostrar para o público que temos um novo modelo de negócio ousado, desafiador e que movimenta a bioeconomia do Estado”.

Para unir o novo estilo de consumir a fruta à tradição local, o nome do empreendimento faz referência a lenda do açaí. “O nome da marca é Iaçá por causa da indígena Iaçá, que é da lenda do açaí. Fui buscar essa história para mostrar que é algo cultural, e que podemos levar essa cultura para o mundo”.

Iaça de cupuaçu, iaça fit, iaça shake e iaça de maracujá são alguns dos sabores vendidos na açaiteria. Todas as receitas e combinações foram criadas pela Fabyana e seu marido. “O cliente vem até a loja e já tem um copo com um modelo montado com a saborização que nós criamos, de combinações, junção de sabores. O mais pedido é o iaça de creme de ninho, o Iaça creninho”.

Rayelle Silva descobriu a açaiteria pelo Instagram. Ela, que é cliente há mais de um ano, enfatizou que ama açaí e o seu sabor preferido é o iaça de kit kat. “Eu sempre tive vontade de provar. Quando conheci o estabelecimento foi amor à primeira vista, me apaixonei pelo lugar, pelo atendimento e pelo irresistível sabor do açaí de iaça frozen. É o meu favorito”.

“Era algo que Abaetetuba precisava, quando viajava via essa cultura do frozen, do açaí misturado com frutas, doces, diferente do tradicional que conhecemos. Eu já tinha experimentado em outras cidades, mas nem se compara ao sabor do açaí paraense, o iaça frozen não perde o sabor do nosso próprio açaí”, pontuou Flávia Matos, cliente desde a inauguração da açaiteria.
Para conseguir atender a região, a Iaça Frozen possui uma loja física, um food truck e dois formatos de delivery: pelo aplicativo da própria empresa e pelo iFood. A partir de março, terá uma nova unidade em Belém.

Fotos: Madson Ribeiro

Relacionamento com o Sebrae 
A empreendedora começou a sua história com o Sebrae em 2021, quando ainda tinha uma loja de roupas de moda feminina e decidiu procurar a instituição para se formalizar como Microempreendedora Individual (MEI). Desde o início, Fabyana compreendia a importância de ser formalizada. “O MEI abre as portas para o empreendedorismo. Ser formalizada é ter acesso a benefícios, poder fazer parte da associação comercial e participar de feiras. Nós já participamos de três feiras, que deram um retorno muito bom, tanto de visibilidade quanto financeiro”, acredita.

Fabyana participou de capacitações e outras iniciativas da instituição. “Fiz curso online de marketing digital, gerenciamento de empresa e Sebrae Delas. No primeiro ano, convivi com empreendedoras que tinham experiência. Ali, consegui enxergar uma visão a longo prazo, e isso recarregou minhas energias enquanto mulher empreendedora. Em 2023, fiz pela segunda vez”.

Fabyana também participou do seminário Empretec, quando ganhou o Prêmio Título dos Selos, que abriu portas para o empreendimento participar do Festival Açaí Pará, evento que ocorreu em outubro de 2023, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, a convite da prefeitura de Abaetetuba.

“Enxergo que, se eu não tivesse feito o Empretec, meu alcance de visão não teria sido ampliado e a postura enquanto empresa talvez não tivesse alavancado em pouco tempo. Tive uma preparação extraordinária no Empretec. O meu faturamento, após o Sebrae, aumentou, enxergo que em uma faixa etária de 80% dentro da média semestral”, declarou a empreendedora que está em processo de transição para o porte de Microempresa.

Durante o Festival Açaí Pará, a empreendedora deu entrevista que ganhou destaque nacional. Após essa aparição na TV, os seus lucros e visibilidade aumentaram de forma significativa. “O negócio, que ainda tinha seis meses na época, começou a atrair vários olhares, aumento nas vendas, no faturamento e as pessoas já procuravam para vender o modelo de negócio como franquia”, disse Fabyana.

Próximos passos 
A meta da empreendedora é que o produto conquiste outros países e leve a história da região para fora do país. “Nós podemos levar essa cultura para o mundo. Eu sempre falo de Abaetetuba para o mundo, porque é onde quero chegar”, destacou Fabyana que almeja ter uma rede de franquias espalhada dentro e fora do Brasil.

Além de expandir o negócio, a empreendedora pretende aumentar o retorno social para o município. “Já tenho um projeto social da Iaça Frozen que é chamado “sorrir com açaí”, nós fazemos a ação no Dia das Crianças, que, além do produto, oferecemos uma experiência para todos que participam”.

Da mesma forma que um dia foi inspirada por outras mulheres a investir no próprio negócio, Fabyana também quer ser inspiração. A empreendedora acredita que por meio da sua história consiga encorajar outras mulheres. “Para mim, ser empreendedora é ser protagonista da minha história e, por meio dela, quero inspirar outras mulheres a serem as suas protagonistas”.

Para conhecer mais sobre os produtos e modelo de negócio da açaiteria, acesse @iaca_frozen

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