Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Logotipo do Sebrae. O nome “Sebrae” em letras maiúsculas de cor azul, acompanhado de duas barras horizontais azul na parte superior e duas na parte inferior. Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN
ASN PA Atualização
Compartilhe
ASN PA Atualização
Compartilhe

A loja colaborativa Brasil BioMarket, aberta nesta segunda-feira (10), apresenta ao público até 21 de novembro a força e a diversidade de 227 pequenos negócios sustentáveis na En-Zone, área de empreendedorismo do Sebrae na COP 30. Os produtos vêm de todos os biomas de 21 estados brasileiros e do Distrito Federal, com destaque para 105 marcas paraenses que estão transformando o empreendedorismo na região amazônica. A loja, resultado de uma parceria entre o Sebrae no Pará, a Associação dos Negócios da Sociobioeconomia da Amazônia (Assobio) e o Mercado Livre, funciona em dois locais na En-Zone: na Casa Pará e na área de empreendedorismo. A En-Zone está funcionando no estacionamento do Parque Urbano Belém Porto Futuro, na Travessa Rui Barbosa, 200, das 16h às 22h.

Produtos sustentáveis são destaque na Loja Colaborativa Biomarket

No primeiro dia de atividades na En-Zone, o diretor-superintendente do Sebrae/PA, Rubens Magno, destacou que os negócios da Amazônia estão cada vez mais fortalecidos no contexto da sustentabilidade.

“A En-Zone é a Entrepreneurship Zone, a Zona do Empreendedorismo. Nós inclusive escolhemos esse nome em inglês pras pessoas que vêm de fora entenderem que essa Zona do Empreendedorismo é uma zona exclusiva, em nenhuma das outras edições da COP existiu uma zona dedicada pra mostrar o empreendedorismo daquele país. Tanto é que aqui na En-Zone todos os biomas estão sendo representados numa curadoria que nós fizemos, o Sebrae/PA junto com o Sebrae Nacional, e aqui a gente entrega o que há de melhor do empreendedorismo do Brasil pras pessoas que vierem visitar a COP no estado do Pará”, afirmou.

O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, mencionou as conexões comerciais protagonizadas pelos pequenos negócios. “Os produtos que nós estamos mostrando para o fluxo extraordinário do mundo que está em Belém nesse momento, também podem ser vistos através das big techs, das plataformas, adquiridos dentro desse novo mundo que mostra claramente que qualquer um aqui, da periferia de Belém, está comprando do outro lado do mundo. E nesse momento o Sebrae também está colocando essa possibilidade da produção da bioeconomia, que é extraordinária, para que ela seja adquirida, vendida em qualquer lugar do planeta”.

Regional e global

A loja Brasil BioMarket funciona como uma grande vitrine para roupas, acessórios, artesanato, biocosméticos, bebidas, comidas, entre outros itens produzidos por pequenos negócios sustentáveis. Isto porque além dos espaços físicos, consumidores do mundo todo contam com uma loja virtual exclusiva dentro do Mercado Livre (https://www.mercadolivre.com.br/l/brasilbiomarket), que ficará acessível mesmo após o encerramento da COP 30, com catálogo de alguns empreendedores selecionados.

“Pra grande parte dos pequenos negócios é uma coisa nova, para além da COP pensar que esses produtos vão estar numa apresentação on-line que o cliente em qualquer lugar pode comprar”, disse a diretora administrativa e financeira da Assobio, Valéria Mourão. “São pessoas da Amazônia, que produzem na Amazônia, e esse momento é de grande visibilidade, de trazer autonomia pra esses negócios, pra eles estarem numa área super importante, de discussão climática mundial”, acrescentou.

Quem passou pela loja Brasil BioMarket na En-Zone, nesta segunda-feira (10), fez elogios à iniciativa. “Achei o espaço muito incrível, deu uma boa valorizada na cultura paraense. Gostei muito dos bonecos de crochê e das ecobags”, contou Sara Gondim.

Já Ana Paula Lima foi à loja em busca de “produtos diferentes”: “Gostei da geleia de cumaru”. Carla Fernandes também fez compras no local. “O espaço está muito lindo. Como eu sou massoterapeuta, comprei chá e uma bebida gaseificada, coisas mais naturais”.

A En-Zone é uma realização do Sebrae/PA, tem a Claro Empresas como parceira de conectividade, patrocínio da Hydro e Sicredi e apoio institucional da Prefeitura de Belém, Governo do Pará e Governo Federal.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected]
ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas