Empreendedores da região metropolitana de Belém com ideias de negócios no segmento do desenvolvimento sustentável podem participar do Demoday, evento de inovação que é o ponto alto da trilha de capacitação da quarta edição do Projeto de Negócios Socioambiental (NISA). O evento será nessa sexta-feira (23), no SebraeLab, que fica na sede do Sebrae/PA, em Belém, a partir das 17h. As inscrições são pela loja virtual da entidade, que pode ser acessada em sebrae.com.br/para.
O Demoday é marcado por apresentações de impacto, os chamados pitchs, aquando empreendedores demonstram as principais características de seus negócios, em até três minutos, e são avaliados por uma banca julgadora.
Em Belém, as 24 iniciativas que concluíram a trilha serão apresentadas, sendo selecionados três empreendedores para participarem de missão técnica no Startup Summit, que ocorrerá no próximo mês de agosto, em Florianópolis, com os custos subsidiados pelo Sebrae no Pará.
“O Sebrae tem a sustentabilidade como prioridade estratégica e incentiva os pequenos negócios a trabalhar com responsabilidade socioambiental. A COP 30 será um evento de grande visibilidade. É importante que os empreendimentos estejam preparados para esse momento. O Sebrae dá a sua contribuição com ações como o NISA”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.
A banca de avaliadores será formada pela empresária e CEO da Startup Muda Meu Mundo, Priscilla Veras; pelo empreendedor e fundador da Aya Psicologia, Douglas Vidal; e pelo gerente de programas na Enactus Brasil, Wilson Antonio.
Entre os critérios que serão utilizados pelos avaliadores estão o perfil empreendedor; a proximidade com a pauta socioambiental e a dedicação com o projeto; e a magnitude e a qualidade do impacto social e a inovação.
-
O projeto
O NISA foi lançado pelo Sebrae no Pará em 2021 e já ocorreu nos municípios de Paragominas e Parauapebas.
A quarta edição do projeto atendeu empreendedores com ideias de negócios focadas na resolução de problemáticas socioambientais nas ilhas de Belém, e trouxe a COP 30 como assunto transversal, como pontapé inicial para ações nesse contexto do evento, já que, em 2005, Belém irá sediar a iniciativa.
Durante quase três meses, foram ofertadas mentorias e capacitações, além do suporte de especialistas e ferramentas necessárias para consolidarem as ideias e formatarem os negócios. Além disso, houve a etapa de prototipagem, na qual os participantes desenvolveram uma versão do produto final e apresentaram ao mercado para validação.