Oferecer um cardápio inclusivo aos visitantes da En-Zone, a Zona do Empreendedorismo do Sebrae no Pará, que reúne cultura, inovação e sustentabilidade durante a COP30, era uma prioridade. Quem visita o espaço instalado no Porto Urbano Belém Porto Futuro I encontra opções vegetarianas e veganas, doces e salgadas .
“A gente tem aqui bolinhos da culinária árabe feitos com grão-de-bico; tem também o Doce do Bem, que traz uma torta de chocolate sem ingredientes de origem animal; um macarrão do Pastíssimo feito com carne de soja e um molho bem legal. Aqui todo o público vai se sentir abraçado porque poderá se alimentar da forma que deseja”, explica a gestora de alimentos e bebidas do Sebrae/PA, Nayany Filgueiras.
A empreendedora Hava Serruya, da Ei Pizza, contou que trouxe duas opções vegetarianas à En-Zone: muçarela e marguerita. “A gente sabe quem há pessoas com muitas restrições hoje em dia, seja por motivo de saúde ou ideologias. A gente sabe que precisa agradar todo mundo, incluir essas pessoas. Elas se sentem abraçadas dessa forma, porque a alimentação é algo de aconchego, lembrança afetiva, então tem que pensar em todo mundo nessas horas”, conta ela.
A nutricionista Jamile Barros afirmou que atualmente muitos empreendedores de Belém estão alinhados com a crescente demanda por produtos veganos e vegetarianos, associados a benefícios à saúde. “A alimentação baseada em vegetais pode auxiliar no controle e redução de açúcar no sangue, reduzir risco para vários tipos de câncer, sobretudo do trato gastrointestinal, auxilia na melhora do sistema imunológico, funcionamento intestinal, além de ser cardioprotetora”, explica.
“A oferta de opções veganas e vegetarianas na En-Zone é fundamental por diversos motivos que dialogam diretamente com os pilares da COP30: clima, sustentabilidade, saúde e inclusão. A alimentação vegetal está alinhada com as metas climáticas porque promove a redução da emissão de gases de efeito estufa. Também mostra que um sistema alimentar mais sustentável é possível, acessível e nutricionalmente completo, além de muito saboroso. A alimentação vegetal também é mais inclusiva. Pensando na diversidade de pessoas que participam do evento, alimentos vegetais abrangem necessidades de saúde (como alergias), culturais e religiosas. Ter opções vegetais em um evento deste porte, na Amazônia, ainda incentiva negócios regionais a inovar com ingredientes amazônicos e fortalece a gastronomia local”, analisou Jamile Barros.

Para a COP30, Belém recebeu uma consultoria promovida pela ProVeg Brasil e Sociedade Vegetariana Brasileira, o Belém Gastronomia Sustentável, que capacitou diversos estabelecimentos para servir opções 100% vegetais. “Houve consultoria desde a criação de opções para o cardápio, baseadas no cardápio já existente em cada estabelecimento, até treinamento da equipe de cozinha e das equipes de atendimento, para que toda a operação do serviço possa entender a importância da alimentação vegetal, e esteja apta para receber os mais diversos clientes. Todos os restaurantes que participaram receberam uma placa que diz ‘Aqui tem comida 100% vegetal’, para que estejam bem sinalizados, facilitando a procura do consumidor”, informou a nutricionista.
Confira na lista abaixo 15 opções de comidas veganas ou vegetarianas disponíveis na En-Zone, uma realização do Sebrae/PA que tem a Claro Empresas como parceira de conectividade, patrocínio da Hydro e Sicredi e apoio institucional da Prefeitura de Belém, Governo do Pará e Governo Federal. O espaço está instalado no Porto Futuro I e funciona de 17h às 23h, com entrada franca, até o dia 21.
-
Alimentação inclusiva na En-Zone
Celestina Merendaria
Sala da Casa (vegana): com abóbora assada, tartare de tomate, semente de abóbora e melaço de tucupi preto
Egg Sando (vegetariano): sanduíche de ovo japonês
Caprese da Casa (vegetariano): prato com queijo do Marajó, tartare de tomate e pesto
7Dois Burger
Frozen de açaí (vegano)
Ryori
Soy Butter (vegano): macarrão japonês com cogumelos e nirá com gremolata
Ei Pizza
Marguerita (vegetariana): massa de longa fermentação, molho de tomate artesanal, queijo muçarela, tomate cereja, molho pesto de manjericão e folhas de manjericão
Muçarela (vegetariana): massa de longa fermentação, molho de tomate artesanal, queijo muçarela e orégano
Pastíssimo
Penne sem glúten à bolognese (vegano): massa curta com molho bolonhesa de proteína de soja e queijo ralado (feito com castanhas)
Box 49
Cuscuz marroquino com legumes (vegano)
Vatapá de feijão e cenoura (vegano)
Dumontti Restô
Batata frita temperada com zaatar (vegano)
Falafel bowl (vegetariano): quatro falafels servidos com salada verde, tabule, croutons de pão sírio e molho tahine com iogurte
Doce do Bem
Empada de palmito (vegana)
Torta de chocolate meio amargo (vegana)
Boto Gelateria
Treme-Treme (gelato de maracujá com pimenta)

