Taxistas, motoristas de aplicativos e outros profissionais envolvidos na cadeia da mobilidade urbana em Belém serão capacitados pelo Sebrae no Pará para atender melhor na COP 30. A proposta foi apresentada na noite da última segunda-feira (28), em reunião ocorrida na sede da instituição, na capital paraense. Capacitação em idiomas, atendimento de qualidade, roteiros turísticos, técnicas de comunicação e educação ambiental são alguns dos temas que serão tratados em oficinas realizadas pelo Sebrae/PA.
“A COP deixará um legado muito positivo aos pequenos negócios paraenses, mas os empreendedores precisam estar preparados para abraçar as oportunidades. E o Sebrae está ao lado deles”, destacou o diretor-superintendente do Sebrae/PA, Rubens Magno, que esteve na reunião junto com a diretora técnica da instituição, Domingas Ribeiro.
O taxista da CooperDuque Marcio Corrêa, que atua há mais de 10 anos no mercado, destacou a importância da inciativa. “Nós tiramos muitas dúvidas em relação a COP 30. Na Cúpula da Amazônia, por exemplo, tivemos um bom impacto, com a COP 30 ele será ainda maior”, pontuou.
Para o motorista de aplicativo Alcinei Barreto, que atua há quatro anos na área, as oficinas serão oportunidades de aperfeiçoamento em sua prestação de serviço, momento de “aprender novas línguas, a atender melhor nossos passageiros e crescer mentalmente, para ajudar o passageiro a conhecer nossa cidade”.
Além de capacitação, serão desenvolvidas atividades para acesso a linhas de crédito, por meio de parcerias. Os empreendedores terão acesso a produtos e serviços de forma presencial ou remota, sendo que foram criados uma Agência especifica para o atendimento, em Belém (Agência Sebare COP30) e um site (www.sebraecop30.com).
Mobilidade é uma das áreas que serão trabalhadas pelo Sebrae/PA nas ações de apoio aos pequenos negócios para a COP 30, que ocorrerá em Belém em 2025, junto com economia criativa, alimentos e bebidas e meios de hospedagem.