Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias Agência Sebrae de Notícias

 
Fotos: divulgação / Adepará
ASN PA Atualização
Compartilhe
ASN PA Atualização
Compartilhe

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae/PA) e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) firmaram parceria para viabilizar a instalação de uma Sala do Empreendedor (que disponibiliza os serviços do Sebrae/PA a empreendedores locais) nas dependências do Escritório Regional da Agência no município de Santa Luzia do Pará, no nordeste paraense. A assinatura do Termo de Cooperação Técnica ocorreu na manhã desta segunda-feira (15), na sede do Sebrae/PA, em Belém.

De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/PA, Rubens Magno, com a nova estrutura de atendimento, a instituição marca presença física nos 144 municípios do Estado, somando as 13 agências regionais e mais 147 salas do empreendedor e pontos de atendimento. “A Sala do Empreendedor é uma ferramenta que o Sebrae utiliza para chegar perto do empreendedor e com essa assinatura de hoje, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Adepará, nós chegamos a uma cobertura de 100% dos municípios do Pará”, destacou Rubens Magno.

Por meio do convênio, também será possível o repasse de conhecimentos, a realização de capacitações, atendimento de MEI e das micro e pequenas empresas do município, além da formalização dos microempreendedores locais e a disponibilização de outras soluções para o atendimento de potenciais empreendedores, de modo a desenvolver os pequenos negócios, com vistas ao aumento da competitividade e desenvolvimento sustentável do município.

O diretor geral da Adepará, Jamir Macedo, ressalta a importância das parcerias para o desenvolvimento do Estado. “Para nós, da Adepará, é muito importante estreitar os laços e construir pontes institucionais para que possamos, juntos, levar o melhor serviço e atendimento ao produtor rural. E o Sebrae é uma grande mola de desenvolvimento social do do Pará, que estimula o empreendedorismo, geração de emprego, geração de renda e isso está muito próximo com o nosso trabalho”, disse o diretor.

De acordo com os termos do convênio, a parceria pode ser ampliada e estendida às demais unidades de atendimento da Adepará, distribuídas pelo Pará, mediante a assinatura de um termo aditivo e correspondente plano de trabalho.

Salas do Empreendedor

As Salas do Empreendedor oferecem aos pequenos negócios diversos serviços, como abertura e regularização de empresas, ofertas de cursos, consultorias e outras orientações de gestão. Só em 2024 já foram inauguradas 21 salas. Em junho, foi inaugurada a sala do município de Altamira.

Sobre o Sebrae/PA

Presente nos 26 estados do Brasil e no Distrito Federal, o Sebrae é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos microempreendedores individuais (MEI) e das micro e pequenas empresas brasileiras – aquelas com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões. No Pará, a instituição completou 50 anos em 2024, atuando com foco na aceleração do processo de formalização dos pequenos negócios e no fortalecimento do empreendedorismo na Amazônia, por meio da inovação, aprimoramento da gestão e sustentabilidade. O Sebrae/PA está presente em todos os 144 municípios paraenses, seja por meio de suas agências próprias, seja por meio dos parceiros, como as Salas do Empreendedor, que mantém em convênio com as prefeituras municipais.

Sobre a Adepará

A Agência de Defesa Agropecuária está presente nos 144 municípios paraenses em 177 postos de atendimento. É o órgão do Estado responsável por regulamentar a produção e comercialização de produtos alimentícios produzidos de forma artesanal, por meio da concessão do selo estadual. A atuação da Agência é fundamental para o desenvolvimento da cadeia produtiva, pois valoriza os métodos e características regionais, aliados às boas práticas agropecuárias e de fabricação. Os produtos registrados no órgão podem ser comercializados em todo o território paraense e tem sua qualidade reconhecida, fator que gera confiança aos consumidores. Dessa forma, as comunidades rurais são beneficiadas com a ampliação de mercados e geração de emprego e renda.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas