Biojoias amazônicas, crochês e bordados são apenas alguns itens do artesanato paraense que o público poderá conferir na sexta edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura do Ceará (FENACCE), que será começa nesta sexta-feira (20) e segue até o próximo domingo (29), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Considerada a maior feira do segmento da região nordeste do Brasil, o evento deve receber um público de cerca de 40 mil pessoas, promovendo o artesanato e a cultura como pilares da economia criativa.
Com apoio do Sebrae no Pará, três artesãs do Estado vão ter a oportunidade de expor e comercializar suas peças em um estande no evento, além de fazerem networking com o público de todo o Brasil, durante os 10 dias de feira. Com base na edição anterior, a expectativa do Sebrae/PA é gerar um faturamento de R$ 37 mil para as artesãs selecionadas.
“Estamos trabalhando no eixo economia criativa, onde nossos expositores, além de comercializarem suas peças, terão a oportunidade de divulgar a cultura do Estado, com vistas para as oportunidades geradas aos micros e pequenos negócios a partir da realização da COP 30”, completa Alessandra Lobo, analista técnica do Sebrae no Pará.
Trabalhando na produção artesanal de biojoias e ecojoias, a partir da fibra de miriti, a artesã paraense Suelem Gomes, utiliza sementes e insumos regionais nas suas peças. Ela pretende levar cerca de 300 itens ao evento, entre brincos, colares e pulseiras. “Essa é a minha primeira participação em feiras fora do Estado, então estou muito entusiasmada em fazer parte desse projeto de Sebrae, e pretendo fazer isso para dar melhores condições para minha família. Mas além disso, vou mostrar todo a cultura de Abaetetuba, e que possamos fazer mais negócios e evoluir com o empoderamento feminino”, disse ela.
O público da região nordeste também poderá conferir trabalhos feitos em crochê como bolsas, carteiras, mochilas e tapetes, produzidos com fios 100% algodão e náutico, em peças exclusivas da marca Leny Fios e Pontos. A artesã paraense Rosilene Rocha conta que vai expor 43 produtos pensados para o público da feira.
“O Sebrae nos proporciona uma grande visibilidade nos levando para essa feira, que é uma oportunidade única de expandir a nossa rede de contatos. Esperamos o melhor possível rem relação ao fechamento de negócios também. Estamos levando produtos de ótima qualidade, variedade de modelos e bem coloridos. Esperamos mostrar o melhor para nossos clientes em um atendimento carregado com muito oferta”, disse a artesã.
Já a artesã Sandra Nascimento, da Fiorella Joias, levará à feira biojoias amazônicas em peças como brincos, correntes, colares e gargantilhas, produzidas de maneira sustentável. A empreendedora conta que busca promover o conceito de moda responsável, unindo estética, sustentabilidade e valorização do trabalho artesanal.
“A nossa expectativa para participar dessa feira é a melhor possível. Ficamos encantadas, em primeiro lugar, pelo convite do Sebrae/PA. É uma responsabilidade muito grande, porque você não está só levando os produtos para divulgar, mas também representando o Pará e a nossa cultura. Além das biojoias, também vamos levar peças de crochê, já que comecei a trabalhar com fio metalizado e o resultado ficou incrível. Espero que possamos fazer bastante contatos no Ceará”, finaliza ela.
Artesanato nacional
A 6ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura do Ceará começa nesta sexta-feira (20), e segue até o próximo domingo (29), no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza, e reunirá mais de 1.500 artesãos de 27 estados brasileiros, que vão compartilhar suas criações para mais de 40 mil visitantes, em 10 dias de evento.
Além da exposição e comercialização do artesanato brasileiro, a feira oferece atividades culturais, workshops e palestras sobre técnicas de produção, gestão de negócios, marketing e outras áreas relevantes para o desenvolvimento do artesanato.
Horários
Nesta sexta-feira (20), a feira abre às 15h. No sábado (21) e domingo (22), o horário será das 11h às 22h. Já de 23 a 28, o horário é das 15h às 22h. No domingo (29), a feira funcionará das 11h às 20h. A entrada é gratuita, mediante doação de dois quilos de alimento não perecíveis, que serão destinados para um projeto social.