ASN PA Atualização
Compartilhe

Participação em feiras nacionais impulsiona pequenos negócios paraenses

Por intermédio do Sebrae/PA, 12 empreendedores paraenses participaram da NaturalTech, realizada de 13 a 15 de junho, em São Paulo
Por Da Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae/PA) está à frente da comitiva com 12 empreendedores paraenses que participam da 18ª edição das feiras Bio Brazil Fair – Biofach América Latina & Naturaltech, que termina neste sábado (15), no Centro de Exposições do Anhembi, em São Paulo – SP.

Por meio da Pavão Alimentos, que existe desde 2017, a empreendedora Sthefanny Pavão consegue levar o vatapá paraense para qualquer gôndola de supermercado, com a versão instantânea desse prato típico. “Nesse evento, temos o privilégio de fazer o nosso produto se tornar mais conhecido e, ao mesmo tempo, fazer muitas parcerias”, disse ela, que é uma das expositoras paraenses na feira.

O mesmo sonho de inovar com os sabores amazônicos, levando-os a qualquer canto do mundo, fez com que Júlio Lobato deixasse seu emprego em uma multinacional de varejo e passasse a comandar o seu próprio negócio – a Mundo Saudável. Para ele, esse tipo de evento ajuda a abrir novos mercados. “Nessas feiras abrimos mercados que não atuamos, além de trocarmos experiências com outras empresas, vendo tendências do segmento”, reforça.

A grande participação do público comprova que o mercado de alimentos orgânicos está em curva ascendente, atraindo cada vez mais consumidores interessados em produtos que promovam a saúde e respeitem o meio ambiente.

Para a analista do Sebrae, Cyani Quintella, que acompanha os empreendedores paraenses na excursão, o resultado da ação tem sido positivo. “Nosso estande faz alusão à COP 30, está muito bonito e super visitado. Isso demonstra o quanto as pessoas querem conhecer mais os nossos produtos, que fazem sucesso, comprovam a nossa aptidão ao empreendedorismo responsável, criativo e sustentável”, enfatiza ela.

A Naturaltech é um dos maiores eventos da América Latina no setor de produtos naturais e orgânicos, reunindo, neste ano, 760 expositores, além de marcas do setor, pesquisadores e atores engajados no tema de produtos e alimentos naturais.

Dentre os expositores estão as empresas paraenses Jucarepa, Santé, Manioca, Uruá Hidromel, Farofofa, Pavão Alimentos, CacauArê, Temazon, Amz Gin, Casa Suzuki, ISO Coco e Amazon Flavors.

Sobre a Naturaltech

A Bio Brazil Fair – Biofach América Latina & Naturaltech ocorre de 12 a 15 de junho, aberta sempre das 13h às 20h para o público em geral. O evento reúne mais de 1.400 marcas expositoras em um espaço de mais de 42 mil m² em sua extensão.

As feiras Bio Brazil e Naturaltech não apenas exibem produtos orgânicos, mas também servem como um fórum para a troca de conhecimento e desenvolvimento de novas estratégias.

Crescimento do mercado de orgânicos

Entre 2017 e 2022, o número de produtores orgânicos registrados pelo Ministério da Agricultura aumentou 75%, chegando a 25 mil produtores certificados que cultivam mais de 1,1 milhão de hectares.

Uma pesquisa de 2023, coordenada pela Organics Brasil em parceria com a Bio Brazil Fair, revelou um aumento de 16% no consumo de alimentos orgânicos no Brasil em comparação com 2021.

  • Amazônia
  • Comida paraense
  • Empreendedorismo
  • Food
  • Naturaltech
  • Sustentabilidade