Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias Agência Sebrae de Notícias

 
ASN PA
Compartilhe
ASN PA
Compartilhe

Microempreendedores Individuais (MEI) que não conseguiram regularizar suas pendências dentro do prazo e foram excluídos do Simples Nacional têm até o dia 31 de janeiro para negociar débitos em aberto e solicitar reenquadramento. Os empreendedores podem conferir sua situação acessando o site do Simples Nacional. Para ajudar o MEI, a Receita Federal criou um passo a passo. 

Os valores pendentes podem ser parcelados em até 60 vezes, negociação que é feita com a Receita Federal. O MEI que está com débito inscrito na dívida ativa da União pode ter descontos que variam de 45% a 70% do valor pendente, benefício que pode ser negociado via Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

“O Sebrae orienta que microempreendedor utilize o passo a passo e procure um contador ou o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Pará (Sescon-Pará), entidade que representa os contadores no estado, para ajudá-los”, explica o assistente do Sebrae no Pará, Jonas Monteiro.

Após negociar os débitos, o MEI pode solicitar o reenquadramento, que também pode ser feito pela internet. Feito isso, é importante acompanhar diariamente o processo até o dia 14 de fevereiro, prazo previsto para a divulgação do resultado, para que, caso ocorra alguma pendência, possa resolver em tempo.

“Estou regularizando o meu CNPJ, porque faz um tempo que não utilizo ele, mais ou menos uns seis anos, mas ele está ativo. A minha intenção de vir até o Sebrae foi justamente para ser auxiliada sobre como posso fazer essa regularização e o reenquadramento, que, conforme fui informada, tanto eu quanto outros microempreendedores teriam sido desenquadrados”. Explica a microempreendedora individual Ianca Jamile, proprietária do Égua du Guaraná.

-

“Nome Fantasia”

Os microempreendedores individuais formalizados a partir de novembro de 2023, não precisam mais ter o “Nome Fantasia” no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). A decisão foi uma determinação da Receita Federal do Brasil (RFB), por meio de ato normativo que buscou simplificar o cadastramento do MEI no sistema do governo federal.

O “Nome Fantasia” criados anteriormente a essa data estão sendo excluídos automaticamente pela Receita.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas