ASN PA Atualização
Compartilhe

Famílias do Combu são beneficiadas com habitação e geração de renda

Atendidas pelo Minha Casa, Minha Vida Rural essas famílias também terão acesso a soluções do Sebrae para gerar renda, por meio do empreendedorismo
Por Da redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

O Sebrae no Pará é um dos parceiros do Governo Federal numa iniciativa para levar cidadania a moradores da Ilha do Combu, localizada na região insular de Belém. Em busca de melhoria da qualidade de vida de moradores, ocorreu nesta sexta-feira (22), na Agência Sebrae Ilhas, a cerimônia de contratação de 45 moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida Rural, em uma ação conjunta do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal.

Além da conquista da casa própria, as famílias beneficiadas receberão também o acompanhamento direto do Sebrae no Pará, com ações de capacitação, orientação e estímulo ao empreendedorismo sustentável. Para viabilizar a implantação dessas soluções, nesse mesmo dia houve ainda a assinatura do protocolo de intenção entre o Sebrae/PA e o Ministério das Cidades.

“Por meio dessa parceria, as pessoas que irão receber essas casas vão receber também a atenção do Sebrae, com um convênio para que elas possam fazer algum tipo de negócio em sua moradia. Dessa forma, o Sebrae entra com o seu olhar empreendedor para cuidar das pessoas”, explica o diretor-superintendente do Sebrae/PA, Rubens Magno.

A parceria integra habitação com geração de oportunidades, em um plano de acompanhamento que prevê capacitações técnicas em áreas como turismo comunitário, gastronomia, produção de biojoias, artesanato e economia criativa; consultorias em gestão para apoiar possíveis negócios familiares; acesso à formalização e ao crédito; e promoção da sustentabilidade e da preservação da cultura ribeirinha como ativos econômicos da comunidade.

“A maioria desses projetos atende as mulheres extrativistas. É um projeto que vai ser mostrado na COP, que o Minha Casa Minha Vida está cada vez mais inovando, para que possa atender as diversas especificidades que existem no Brasil”, enfatiza o Ministro das Cidades, Jader Filho.

“(O nosso povo das ilhas) precisa mostrar para o Brasil e para o mundo a capacidade extraordinária que nós temos de fortalecer a bioeconomia e aí o papel do Sebrae tem sido destacado e fundamental. (Temos) tanto potencial, tanta gente batalhadora, para mostrar o quanto isso aqui é potência”, diz

o prefeito de Belém, Igor Normando.

A dona Ângela Maria Soares será uma das beneficiadas pelo Minha Casa Minha Vida Rural e revela uma mudança de vida. “Estou me sentindo muito feliz em ganhar essa casa, porque todas as enchentes eu tinha de estar dentro da água dia e noite”, relembra.

Também participaram da cerimônia de assinatura dos convênios a diretora técnica do Sebrae/PA, Domingas Ribeiro, a diretora de operações do Sebrae/PA, Cássia Rodrigues, vereadores de Belém e outras autoridades.

  • Empreendedorismo
  • Ilha do Combu
  • Minha Casa Minha Vida
  • Ministério das Cidades
  • Moradia