ASN PA Atualização
Compartilhe

Equipe técnica do Sebrae Pará se reúne com representantes da Secretaria Extraordinária para a COP 30

Objetivo do encontro foi alinhar pontos em que o Sebrae/PA poderá auxiliar na realização da Conferência
Por Da Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

A equipe técnica do Sebrae no Pará que está em Baku, no Azerbaijão, para participar das atividades da Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 29, se reuniu nesta quinta-feira (14) com os representantes da Secretaria Extraordinária para a COP 30 do Governo Federal, Victor Arroyo e Nilza de Oliveira.

“O objetivo do encontro foi alinhar alguns pontos para a COP 30, que será realizada no ano que vem em Belém. Então, eles sinalizaram o interesse de terem o Sebrae/PA para fazer a curadoria e a seleção de pequenos negócios com a possibilidade de apresentarem a cultura e os produtos amazônicos em uma feira de biodiversidade, possivelmente na Green zone”, ressaltou o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno. “Além disso, também falamos da possibilidade de selecionarmos fornecedores do Pará com a oferta de produtos das nossas florestas, dos nossos ativos, produzidos no Pará, pela agricultura familiar, e produtos locais”, completou ele.

Durante o encontro, Victor Arroyo e Nilza de Oliveira ressaltaram ainda a importância de se trabalhar com as cooperativas, com as associações e os pequenos agricultores da agricultura familiar, para valorizar os atores locais antes, durante e depois da Conferência do Clima.

De acordo com o diretor do Sebrae/PA, a Secretaria Extraordinária ainda está em contato com representantes da ONU, mas já definiu os papéis de cada uma das esferas e instituições. “A ideia é que na área de alimentação possamos valorizar os nossos pratos regionais, que podem ser mesclados com os lanches da nossa cultura, mas também lanches cosmopolitas. Eles pediram para darmos atenção para a alimentação regionalizada porque representa a nossa cultura”, disse ele.

Rubens Magno destacou que desde a escolha de Belém como sede da COP 30, em 2025, o Sebrae/PA vem oferecendo gratuitamente diversos cursos de capacitação e treinamentos para os pequenos empreendedores em quatro grandes eixos de atuação, com foco no fortalecimento do atendimento: Mobilidade Urbana, Alimentos e Bebidas, Economia Criativa e Hospitalidade. “Eles analisaram também a necessidade de capacitação no setor hoteleiro, da melhora da qualidade dos serviços hoteleiros e a importância da capacitação na língua inglesa, o que nós já estamos fazendo”, ressaltou.

Entre as competências da Secretaria Extraordinária estão o monitoramento das obras necessárias para a promoção do evento, a gestão de contratos, convênios e acordos, a articulação do poder público para ações de segurança, saúde, mobilidade urbana, acesso aéreo e a capacidade de carga turística.

  • COP 29; Pequenos Negócios; COP 30
  • Empreendedorismo