ASN PA
Compartilhe

Empreender lidando com imagem e estilo é a aposta de Patrícia

Empresária muda de vida após observar oportunidade de negócio em um ramo ligado à moda  
Por Redação
ASN PA
Compartilhe

Com o objetivo de ter mais liberdade para trabalhar e ajudar as mulheres a se conectarem consigo mesmas, a consultora de imagem e estilo, Patrícia Gibson, decidiu empreender.

A ideia de negócio iniciou quando viu uma amiga fazer a cartela de cores. Foi nesse momento que Patrícia que já tinha sido dona de uma loja de roupas, se encantou. “Fiz a minha primeira formação em consultoria de imagem em São Paulo e foi primeiro para mim, depois comecei a aplicar”.

A empreendedora tem um mix de serviços, composto de montagem de looks; coloração pessoal e closet detox – serviço que analisa e avalia as roupas de um guarda-roupa, fazendo uma triagem de peças que estão a mais, para focar em algo mais funcional, inteligente e ao encontro da imagem que uma pessoa quer passar; consultoria de imagem.

“No início, em alguns momentos me senti perdida, não sabia por onde começar, só sabia que estava fazendo. Não foi nada fácil, foi um caminho bem difícil, desafiador. Mas, quando você se encontra, quando entende que está no caminho certo, é libertador”, conta a empreendedora.

Patrícia possui três formações em consultoria de imagem e duas em coloração pessoal, o que permite a ela oferecer um trabalho qualificado para suas clientes.

“Busco ajudar as minhas clientes a se conectarem e enxergarem o seu próprio eu, sempre respeitando as suas limitações. Faço com que elas se sintam ainda mais acolhidas e reconhecidas”, explica a empreendedora, que recentemente fez uma especialização em comportamento. “Daqui a um tempo, me vejo palestrando, ministrando cursos, passando o meu conhecimento”, frisa.

Alessandra Vieira é dentista e conheceu o trabalho de Patrícia por meio de amigas em comum que já haviam sido atendidas pela empresária. “Foi uma experiência muito interessante e empolgante. O mais marcante é que, como não conseguimos modificar tudo, a Patrícia propôs que eu aproveitasse as roupas e maquiagens que tenho e adequasse isso de modo a valorizar mais a nossa beleza e aprender a enxergar as características que nos favorecem”.

Cliente há um ano e meio, Márcia Cruz destaca que após a consultoria com Patrícia se sente mais segura e com um olhar mais refinado na hora das compras.

“Já realizei a minha análise de estilo, teste de coloração pessoal para descobrir minha paleta de cores, closet cleaning, personal shopper e montagem de mala inteligente. Após a consultoria, descobri minha melhor versão e me sinto mais segura nas minhas escolhas para vestimentas, maquiagem e acessórios”.

A formalização 
Apesar de atuar na profissão desde 2021, foi somente em 2024 que Patrícia se tornou microempreendedora individual.
“Cheguei a participar de um evento que fiquei um pouco deslocada, porque para fazer parte do grupo precisava ser formalizada. Foi quando busquei ajuda para me formalizar. Hoje, tenho várias oportunidades, acesso a créditos, além de mais seriedade e credibilidade no mercado por ter a minha empresa formalizada”, destacou.

“Pretendo me capacitar ainda mais. O Sebrae é uma casa que me sinto superconfortável, abraçada por todos e busco mais conhecimento com essa ajuda”, destaca a empresária, ao se referir ao relacionamento com o Sebrae.

Vendas online
Mesmo as redes sociais sendo hoje um grande desafio para a empreendedora, esse é o canal onde ela faz bons negócios.
Segundo Patrícia, com a plataforma ela pode trabalhar a distância. “Quando não estou no Pará, consigo atender online”.

O caminho? 
Para quem pretende empreender na área de consultoria de imagem, Patrícia diz que o caminho é a qualificação.
“Você precisa se qualificar, entender desse universo que não é tão simples como as pessoas pensam. Eu cheguei à consultoria de imagem achando que era algo simples, mas é algo que demanda conhecimento, muita dedicação e estudo diário para ficar ligado e antender desse universo da moda e das tendências”, pontuou.

  • Moda;Empreendedorismo; Beleza