A associação de mulheres quilombolas Raízes do Bacuri e a Anai Biopainéis foram beneficiadas com a doação de duas picapes novas, doadas pela empresa Neoenergia, em parceria com o Consulado da Espanha no Brasil, o Governo da Espanha e o Sebrae no Pará. A entrega ocorreu na noite dessa segunda-feira (28), na sede do Sebrae/PA, em Belém, com a presença de representantes dos empreendimentos agraciados e das instituições doadoras.
Vera Lúcia da Silva recebeu a chave do carro, representando a Associação de Mulheres Quilombolas Agroextrativistas da Comunidade Ramal do Bacuri, em Abaetetuba. A entidade existe há 10 anos e atua na produção de biojoia, artesanato, roupas afro e na agricultura familiar. “A gente tinha que ir para as feiras (de artesanato) em Belém, levar nossos produtos, de ônibus. Então, a gente não conseguia trazer todos os nossos produtos, porque a gente não tinha o transporte”, relata.
Representante do outro empreendimento beneficiado, Washington Filho, que é o CEO e fundador da Unai Biopainéis Sustentáveis, ressaltou como o veículo pode ajudar a superar as dificuldades logísticas de quem atua fora do núcleo urbano. “Nosso balcão fica numa estrada de barro, longe da cidade, e às vezes a gente depende muito da ajuda de terceiros, mas agora a gente vai ficar independente”, detalha. A Unai foi fundada em 2022, mas a ideia de criar painéis sustentáveis nasceu em 2015, quando Washington participou de um projeto de iniciação científica.
“Esses dois empreendimentos foram selecionados porque trabalham muito bem a sustentabilidade e a economia criativa, preservando a Amazônia. Num momento como esse, de COP 30, para nós do Sebrae e para essas comunidades receberem esses veículos é motivo de orgulho e gratidão”, diz a diretora técnica do Sebrae/PA, Domingas Ribeiro.
Atuante no setor elétrico, a Neoenergia é uma empresa espanhola que investe no Brasil e está presente em 18 estados do país e no Distrito Federa. “Apesar de não atuar no Pará, a Neoenergia é uma empresa que se responsabiliza pelo Brasil. Então, para nós é um privilégio estarmos aqui hoje e fazer dessa doação um marco também no Estado do Pará. A gente entende que essa ação pode contribuir com o desenvolvimento do território”, disse Juliana Pimentel, superintendente de Relações Institucionais da Neoenergia.
O Cônsul da Espanha no Brasil, Guillaume Monfort, explica como surgiu a ideia de contribuir com esses pequenos negócios. “A Espanha está fazendo um suporte para esses empreendimentos, através de uma triangulação com a União Europeia. A oportunidade surgiu quando o nosso Ministro da Economia (da Espanha), o Senhor Carlos Cuerpo (Caballero), veio visitar Belém, no ano passado, no marco de uma reunião de ministros da economia e de finanças do G20. Ele pediu para a embaixada fazer um programa complementar e nós decidimos mostrar esses empreendimentos”, explica. Segundo o diplomata, os empreendimentos foram escolhidos por “contribuem para mudar não só a realidade, mas serem exemplos também para outros (empreendedores)”.