ASN PA Atualização
Compartilhe

Em Castanhal, Sebrae apresenta agenda de desenvolvimento da região Guamá

Lançamento da iniciativa contou com empreendedores, sociedade civil, prefeitos e vereadores de municípios da região
Por Da Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

Com objetivo de potencializar os pequenos negócios da região Guamá nas áreas de turismo, infraestrutura e negócios ruais sustentáveis, o Sebrae no Pará lançou na noite desta quinta-feira (27), em Castanhal, nordeste paraense, a Agenda Desenvolvimento Territórios Empreendedores, intitulada “Guamazônia”. O lançamento da iniciativa contou com empreendedores, sociedade civil, prefeitos e vereadores de municípios da região.

“Com a implantação da agenda trabalharemos à melhoria o ambiente de negócios do território, que possui aproximadamente 29,7 mil pequenos negócios, e um PIB de mais de 11 milhões. Na agenda foram selecionados nos três eixos Estratégicos (Negócios Rurais, Turismo e Infraestrutura), com estratégias, metas e ações que devem acontecer no território, envolvendo os setores públicos públicos, iniciativa privada e terceiro setor”, ressaltou Paulo Souza, analista técnico do Sebrae no Pará.

No Território Empreendedor Guamá foram mobilizadas 44 lideranças representando 15 municípios que participaram de oito encontros mensais. Os trabalhos começaram em fevereiro do ano passando e foram concluídos em novembro do mesmo ano. Na agenda, foram apresentados os resultados da Agenda de Desenvolvimento Regional “Guamazônia”, que conta com três eixos, 16 estratégias, 48 metas e 99 iniciativas.

Os próximos passos da iniciativa serão a realização de quatro fóruns de monitoramento, onde a lideranças terão a oportunidade de colocarem em práticas as iniciativas realizadas, com o acompanhamento dos consultores, revendo o que deve ser alterado ou aquilo que foi realizado. A ideia é que seja um processo de aprendizado na prática, para que essas lideranças consigam implementar a agenda que foi construída para potencializar os pequenos negócios locais.

Prefeito de Castanhal, Hélio Leite, com a equipe do Sebrae/PA.

“A Agenda do Desenvolvimento do Projeto Território Empreendedor Guamá é importante porque promove a inovação, a autonomia e o desenvolvimento regional, impactando os 19 municípios de jurisdição da Região Guamá, promovendo um ambiente colaborativo, aproximando os diferentes atores de desenvolvimento e melhorando ainda o ambiente de negócios das micro e pequenas empresas do nosso território”, destacou Gisele Freitas, gerente do Sebrae/PA na Região Guamá.

Territórios Empreendedores

A estratégia Territórios Empreendedores tem como objetivo transformar o território no melhor lugar para se viver e empreender, promovendo o desenvolvimento econômico por meio do empreendedorismo, contribuindo para a construção do futuro a partir de novas histórias e da participação da própria região. Ele integra os três setores: o setor público (executivo e legislativo), a iniciativa privada e o terceiro setor, para a construção de uma agenda de desenvolvimento regional.

No Pará, a estratégia Territórios Empreendedores impacta 31,9% dos municípios do estado divididos em quatro territórios: Baixo Tocantins (11 municípios), Capim (09 municípios), Guamá (19 municípios) e Tapajós (7 municípios). Os territórios Baixo Tocantins, Capim e Guamá estão na Etapa 2, com a governança e agenda de desenvolvimento definidas prontas para iniciar a Etapa 3, que é a Implementação. No Tapajós, o programa está na Etapa 3, que já apresenta alguns resultados como a criação da primeira rota turísticas (Rota Tapajônica) e a conclusão do aeroporto de Novo Progresso. Alguns municípios também já contam com o plano de saneamento e educação empreendedora no ensino fundamental, entre outras iniciativas prevista na agenda.

Este ano, o Território Empreendedor Caeté começará com 19 municípios, enquanto o Marajó com 16 municípios, promovendo, assim, ações em 81 municípios, impactando 56,25% deles com iniciativas de promoção do desenvolvimento econômico e social das cidades.

  • cultura empreendedora
  • Empreendedorismo