Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias Agência Sebrae de Notícias

 
Fotos: Carlos Borges
ASN PA
Compartilhe
ASN PA
Compartilhe

O chef paraense Anderson Sousa, radicado em Portugal e experiente em cozinha internacional, conduziu uma capacitação para empreendedores do segmento de alimentos e bebidas na última quarta-feira (04), Bar Belle Époque, em Belém. O objetivo da iniciativa foi apoiar na preparação para as oportunidades geradas pela COP 30.

Com os temas “Como transformar seu restaurante em um ponto turístico” e “O que os turistas esperam ao escolher um restaurante”, a capacitação, realizada pelo Sebrae no Pará, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Seção Pará, reuniu 62 participantes que receberam orientações e conheceram um pouco da história do chef.
Conhecido pela valorização da culinária brasileira, amazônica e paraense, o chef Anderson instruiu os participantes sobre a criação de uma marca forte baseada na conexão emocional com pratos inovadores, utilizando os melhores ingredientes.

Segundo Anderson, manter a essência regional para os visitantes é um dos segredos para impulsionar o negócio. “A COP é algo grandioso, que as pessoas ainda não perceberam. Temos que pensar que será algo capaz de tornar Belém a ‘bola da vez’”, observou.

O chef também enfatizou a importância de criar um ambiente convidativo e diferenciado e de usar as redes sociais como uma vitrine do negócio, sempre conectando-se à cultura local. “Se nós passarmos o que sabemos, o conhecimento, outras pessoas irão evoluir, e essa parceria com o Sebrae é gratificante por esse processo”, explicou o chef.

Anderson também tratou de investimento em equipamentos para um restaurante, da necessidade fundamental de higienização e fez uma demonstração culinária, preparando para os empreendedores presentes um risoto com moqueca de peixe e camarão, além de preparar uma sobremesa de creme de leite com maracujá (panacota), ambos com toques gastronômicos refinados.

Além das orientações técnicas, o chef compartilhou sua história de superação, desde a infância em Marabá, passando por Goiânia, até chegar a Portugal.

De acordo com a analista do Sebrae/PA, Nayany da Costa, a iniciativa foi relevante para os envolvidos. “Muitos empreendedores relataram que gostaram muito do curso. O chef Anderson mostrou que tem essa vivência internacional e sabe repassar essa experiência, o que é importante nesse contexto de preparação para a COP.”

Para a executiva da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Carol Farias, “o Sebrae é parceiro de longa data e, desde o anúncio de que a COP 30 aconteceria no Pará, já realizamos diversas ações para sensibilizar os empresários e preparar os estabelecimentos para antes, durante e depois do evento”.

A capacitação contou com o apoio do empresário Nazareno Alves cedeu o local, que integra outro empreendimento seu: o Point do Açaí. “Esse espaço foi criado para esses momentos, como uma sala de espera, ambiente multiuso e para gravações de podcast”, explicou o empresário.

O empreendedor do ramo de sucos naturais, Alex Bezerra, da Frutivos Sucos, destacou que o curso foi uma oportunidade de conexões. “O evento, embora focado em restaurantes, me mostrou uma oportunidade de negócios que eu não havia considerado antes. Foi algo novo para mim”.

A empreendedora da Sweet Bistrô, Bebel Lima, avaliou que o evento foi muito agregador. “Receber um chef empreendedor, que ainda por cima atua em um país tão turístico como Portugal, trouxe uma bagagem muito importante para nós, que estamos na véspera de receber os turistas da COP 30. Cabe a nós nos firmarmos como destino turístico.”

Agenda
A agenda de eventos voltados a esse público em preparação para a COP 30 segue, sendo uma das próximas ações uma capacitação
sobre “tradução e impressão de cardápios bilíngues”.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas