Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias Agência Sebrae de Notícias

 
Seminário reuniu produtores da região do Caeté - Fotos Caio Natalino
ASN PA Atualização
Compartilhe
ASN PA Atualização
Compartilhe

Cerca de cem pequenos produtores rurais participaram do 1º Seminário da Região dos Caetés – A Importância dos Mercados Institucionais para Geração de Negócios na Agricultura Familiar. A ação foi promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae/PA), na manhã desta quarta-feira (3), na sede da Agência Regional Caeté, em Capanema.

O intuito do encontro foi ampliar o conhecimento dos pequenos produtores rurais da região sobre os mercados institucionais (agentes de desenvolvimento) que ajudam a fomentar a agricultura familiar. A iniciativa teve como parceiros Conab, Seaf, Emater, Senar, Adepará e OCB/Sescoop, que fizeram apresentações sobre as suas atuações em prol da agricultura familiar.

De acordo com a gerente do Sebrae na região, Denize Carneiro, a estratégia do seminário foi preparar o pequeno produtor rural para ter acesso a projetos e iniciativas para o desenvolvimento de sua atividade. “Nosso propósito é mostrar a eles que é possível acessar o mercado. E para chegar nesse nível, de uma prateleira de supermercado, por exemplo, ele precisa cuidar desde a produção até a apresentação desse produto. Então, nós oferecemos a diversos produtores soluções de adequação desses produtos ao mercado”, explica Denize.

O evento reuniu produtores rurais de toda a região, como a presidente da Cooperativa Agroindustrial de Mulheres e Homens da Agricultura Familiar e Produção Rural de Primavera-PA (Cooprima), Joelma Nunes. A cooperativa se organizou para aumentar a produtividade e fornecer seus produtos a órgãos governamentais, atendendo inclusive à merenda escolar dos municípios da região.

“O produtor precisa se capacitar para entender o mercado da agricultura familiar. E esse seminário veio na hora certa para dar uma clareza aos agricultores que ainda não sabem como funciona o processo de atender as compras institucionais”, resumiu produtora.

Segundo Joelma, “há um mercado diferenciado para o produto da agricultura familiar, então eu acredito que esse seminário vai ajuda-los bastante na questão de como produzir para esse novo cliente que está buscando os produtos da agricultura familiar”.

Para passar as orientações necessárias aos produtores ruais, os parceiros da iniciativa fizeram apresentações para mostrar sua atuação como dinamizadores da economia local, ajudando a garantir segurança alimentar e nutricional para o Brasil e o mundo.

Após o encerramento do workshop, os participantes foram até o Abrigo Santo Antônio para entregarem produtos doados pelos produtores rurais, como mandioca, batata, milho e frutas.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas