Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias Agência Sebrae de Notícias

 
Oficina de Formação de Preço
ASN PA Atualização
Compartilhe
ASN PA Atualização
Compartilhe

Desde às 8h de hoje, o hall do Centur, em Belém, tem sido palco da 14ª Semana do Microempreendedor Individual, que ocorre em todo o estado até 26 de maio. Promovida pelo Sebrae, a Semana do MEI é o maior evento de empreendedorismo e negócios para este segmento no Brasil. Com programação online e presencial, toda gratuita, a Semana ocorre em 71 municípios onde o Sebrae tem Agência de Negócios ou em espaços de parceiros, como a Sala do Empreendedor, em todas as regiões. Toda programação pode ser acessada pelo portal sebrae.com.br/para. Informações pelo 0800 570 0800.
No Centur, pela manhã, além do atendimento, o público participou de oficinas de vendas, qualidade do produto, propaganda e formação de preço. “Vim aqui para entender melhor a importância de oferecer um produto de qualidade e o que fazer para divulgar melhor nossos produtos”, comentou Rosa Angélica Coelho, que trabalha com óleos essenciais. Ela participou da oficina de vendas pela manhã.
Centur
Em Belém, a programação está ocorrendo no Centur. São 63 eventos de capacitação em uma área de mais de mil metros quadrados. No espaço, há 19 guichês de atendimentos, uma Feira de Negócios com produtos de microempreendedores individuais, como cerâmica customizada, óleos essenciais, pães artesanais, serviços de ecoturismo, sucos sem lactose, comidas regionais e produtos para os pés. Destaque para a Arena ‘Histórias que Inspiram’, onde serão abordados 20 casos de Sucesso de MEI ao longo da semana, com a mediação da empresária Ely Ribeiro; e Lives Shoppings, para promover os produtos de microempreendedores individuais.
A Semana do MEI conta com o apoio do Governo do Estado do Pará, por meio da Fundação Cultural do Pará. Os atendimentos e capacitações ocorrerão das 8h às 18h e a Feira de Negócios das 10h às 18h.

No Pará
Cerca de 300 capacitações são ofertadas em todo o Pará, entre palestras, oficinas e encontros, orientações, tendências, boas práticas de mercado, com temáticas variadas e fundamentais para quem quer começar bem ou alavancar o negócio que já tem.
São disponibilizados diversos atendimentos, como formalização, emissão de documentos, orientações especializadas, alteração/atualização de cadastros, baixa de MEI, desenquadramento, negociações de dívidas e Declaração Anual do Simples Nacional, cujo prazo termina no próximo dia 31 de maio. “Queremos potencializar nossos serviços, pois sabemos que o MEI é o primeiro passo para quem quer empreender e nosso objetivo é ajudar o MEI a crescer”, observa Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae no Pará.

Sobre o MEI
A figura do microempreendedor individual foi criada em 2008, com a Lei nº128, buscando formalizar trabalhadores brasileiros que, até então, desempenhavam diversas atividades sem nenhum amparo legal ou segurança jurídica. A lei entrou em vigor em 2009.
Para se formalizar como MEI, tem um perfil: trabalha sozinho ou com até um empregado, não pode ultrapassar R$ 81 mil de faturamento ao ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. São mais de 400 atividades econômicas que podem desenvolver.
A tributação para ele é simplificada, com recolhimento único ao mês, não ultrapassando R$ 60 reais, entre ICMS e ISS e 5% do Salário-mínimo para a previdência.
Já são mais de 15 milhões de microempreendedores Individuais no Brasil. No Pará, eles são 326.031, sendo que 99.923 deles estão em Belém. A maioria dos MEI paraenses estão concentrados no segmento de comércio, com 45,9%, seguido por serviços com 45,2%, indústria (8,7%), construção civil (2,8%) e agropecuária (0,4%).

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas