Estudantes e docentes da região oeste do Pará têm mais uma chance para garantir a participação no Programa BioEmpreende – edição Santarém, que prorrogou as inscrições gratuitas até o próximo sábado (28), por meio deste link. O programa visa fomentar a formação empreendedora e apoiar na transformação de ideias em negócios voltados à bioeconomia no Baixo Amazonas.
“Nosso objetivo é garantir que todos os interessados possam participar e que nenhuma boa ideia fique de fora por falta de orientação no processo de inscrição”, destaca o gerente da Agência do Sebrae na região, Paulo Dirceu.
Podem participar do BioEmpreende alunos e docentes de instituições de ensino superior dos municípios de Santarém e Belterra. Para se inscrever, é necessário ter uma ideia, projeto ou negócio em estágio inicial, com enfoque em bioeconomia e desenvolvimento sustentável. Além disso, os projetos devem ser formados por equipes de no mínimo duas pessoas, com pelo menos um aluno envolvido.
Serão selecionados 20 projetos, que passarão por uma intensa jornada de capacitação empreendedora, incluindo workshops, mentorias e conexões com o mercado. As etapas incluem validação de ideias, modelagem de negócios e preparação para apresentação a potenciais investidores.
“O BioEmpreende é a oportunidade de transformar ideias inovadoras em projetos concretos que possam impactar o mercado. O programa oferece capacitação essencial para levar pesquisas em andamento a um novo patamar, conectando a teoria à prática e ampliando o alcance das soluções desenvolvidas. Buscamos transformar nosso projeto em um negócio viável e reconhecemos a importância de mentorias e networking”, ressalta Cleyson Miguel Corrêa Sousa, estudante da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).
Com o objetivo de facilitar o processo de inscrição, foi disponibilizado um vídeo tutorial com todos os detalhes necessários para que os interessados possam submeter suas propostas. O vídeo explica passo a passo como realizar a inscrição e fornece todas as informações necessárias sobre o Programa.
O Bioempreende é promovido pelo Sebrae/PA, por meio do Polo de Bioeconomia, e conta com o apoio da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e grandes empresas.
Etapas do Programa:
1. Inscrições: até 28 de setembro de 2024;
2. Seleção de projetos: avaliação baseada em potencial de mercado, inovação, impacto em bioeconomia, capacidade executora, viabilidade financeira e alinhamento com o programa.
3. Capacitação: workshops online focados em entendimento do problema, modelagem de negócios e pitch eficaz, seguidos de mentorias.
4. DemoDay: apresentação dos projetos a investidores e parceiros no dia 29 de novembro de 2024.