Foi aberta na quarta-feira, 05, a Casa Brasil em Belém – um espaço de promoção da imagem do país como líder em sustentabilidade, inovação e diversidade cultural na COP 30. O Sebrae marca presença nesse ambiente estratégico, apresentando o protagonismo dos pequenos negócios na transição verde e na bioeconomia amazônica.
A participação do Sebrae é voltada a destacar negócios de impacto da Amazônia Legal, experiências em turismo sustentável, artesanato de origem, tecnologias verdes e alimentação consciente. O objetivo é mostrar como os empreendedores brasileiros são agentes de transformação e contribuem diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. “O Sebrae está realizando várias ativações nessa COP. Uma delas é a Casa Brasil que vai debater muitas pautas climáticas, fruto de muita articulação de várias instituições e de empreendedores que foram preparados para mostrarem toda a sua potencialidade”, comentou Rubens Magno, diretor superintendente do Sebrae no Pará.

O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, esteve na abertura do espaço e ficou satisfeito com o que viu. “A Casa Brasil é o retrato do país. O Sebrae entregou o que nos cabe e também contribuiu com toda a construção da COP30”, afirmou Lima, citando o turismo como a atividade que mais impulsionou o crescimento das micro e pequenas empresas.
Com curadoria que une empreendedorismo, cultura, ciência e gastronomia, a Casa Brasil vai receber visitantes, investidores, lideranças internacionais e representantes de diversos setores produtivos. O espaço propõe uma imersão sensorial e conceitual na Amazônia contemporânea, uma Amazônia que produz, inova e inspira soluções globais para o desenvolvimento sustentável.

Para Gaetano Lops, diretor geral da Casa Brasil, a parceria com o Sebrae é mais do que importante. “Somos um palco de diálogo para a sociedade, estamos de portas abertas para receber a sociedade civil e promover o encontro de grandes nomes internacionais com a população da região. Tudo isso, de forma gratuita, transmitido ao vivo, só poderia acontecer por conta de parcerias como a do Sebrae, por isso é muito gratificante saber que desde o primeiro momento o Sebrae acreditou na nossa ideia”.
Ativações do Sebrae
O Sebrae também promoverá atendimento via soluções e conteúdos do Polo Sebrae de Turismo de Experiência e do Polo Sebrae de Ecoturismo que vão disponibilizar soluções e conteúdos, a exemplo de estudos de mercado, oportunidades de negócios em turismo sustentável, regras e técnicas para turismo de aventura e ecoturismo, entre outros.
Para promover a interatividade do público visitante da Casa Brasil, o Sebrae vai ofertar um Quiz Digital sobre Ecoturismo, Diagnóstico de Turismo de Experiência, vídeos e atendimento, além da utilização da LIZ para configuração de Experiências em turismo, que será disponibilizada a partir do dia 10 de novembro. Vale ressaltar, que também será oferecido atendimento especializado via ART – Agentes de Roteiros Turísticos e colaboradores do Sebrae que atuam com Turismo.

Painéis
O Sebrae também atua na seleção e curadoria dos painéis em parceria com a AYA Earth Partners e o Festival Coletivo Belém, que levarão para a Casa Brasil painéis com conteúdos de bioeconomia, justiça climática, turismo sustentável e energia limpa. Serão oito painéis exclusivos com temas referentes à transição energética, incluindo inovação e sustentabilidade na Amazônia – Soluções locais para compromissos globais, com o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, que vai ocorrer as 14h do dia 06 de novembro. Ele também participará dos painéis Inovação de Base Comunitária: Um Kit de Ferramentas para uma Amazônia Viva, as 1h do dia 07; Amazônia Conectada: Startups, Sustentabilidade e o Novo Turismo, as 16 do dia 16 e Finanças Climáticas: Destravando Recursos para uma Amazônia Sustentável e um Futuro de Baixo Carbono, as 18h do dia 19 de novembro.
Com ações voltadas à neutralização de carbono, acessibilidade digital, diversidade e uso de materiais sustentáveis, a Casa Brasil reforça a imagem do Brasil como um país capaz de unir tradição e futuro. Nela, o Sebrae consolida sua missão de impulsionar os pequenos negócios brasileiros para o centro da agenda climática mundial, mostrando que o desenvolvimento sustentável também é feito de pessoas, ideias e oportunidades que nascem da floresta.
