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O diferencial do produto é o fazer artesanal e a diversidade de sabores
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“Eu não conhecia essa mulher que estava guardada em mim, de ser empreendedora. Eu não conhecia a força que eu tinha”, esse foi o sentimento que Leila Campos teve após o primeiro contato com o Sebrae e iniciar o processo de formalização da empresa bombons Apeú, no início de 2023.

Antes de trabalhar com o ramo alimentício, Leila era empregada doméstica e, por mais de quinze anos, vendia bombons de chocolate como hobby. A reviravolta na sua vida ocorreu quando a empresária enxergou o produto como um negócio lucrativo.

“Eu não acreditava no meu produto, passei a acreditar depois da participação no Sebrae Delas”, comentou a empreendedora que oferece chocolate com recheio de maracujá, coco, pupunha, café, entre outros sabores.

Os bombons de cupuaçu, castanha, bacuri e açaí são os mais pedidos pelos clientes, que compram para consumo próprio e enviam para familiares de outros estados do Brasil e fora do país. “Já foi para o Rio, São Paulo, Espírito Santo, Fortaleza, Minas Gerais, França, Estados Unidos e Japão. Há dez anos, eu já tinha feito uma encomenda para o Japão. Agora, neste ano de 2023, o meu produto já foi duas vezes para o Japão. Cada família levou cem bombons”, destacou.

“Enviei várias vezes para o Japão, e sempre recomendo os bombons da Leila para as minhas amigas, que enviaram para parentes de outros estados e também para o Japão”, comentou Ângela Sasamoto, cliente de Leila há mais de dez anos. Segundo ela, “o diferencial do produto é a sua produção artesanal e a variedade de sabores oferecidos”.

Para Leila, além do cuidado de manter um padrão no manuseio artesanal do chocolate com recheios variados, o seu maior desafio atualmente é a permanência da clientela. “A gente sabe que todo mundo faz bombom. Então, fazer o teu cliente retornar, é o maior desafio”, frisou a empresária, que viu sua renda aumentar após ter feito o planejamento completo do seu negócio pelo Sebrae Delas.

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Empreendedorismo feminino

No início, a maior dificuldade de Leila foi a falta de conhecimento estratégico para a gestão do negócio. A formalização da empresa foi importante para a empreendedora. “Houve aumento da visibilidade e confiabilidade. Isso passa credibilidade para o meu cliente”, acredita a empreendedora, que acreditava que o seu trabalho era pequeno demais para chegar até o Sebrae.

“Eu digo que tem a Leila antes e depois do Sebrae, porque eu sabia o que eu produzia, mas não sabia o valor que o produto tinha”, disse a empresária, que após ter feito os cursos de gestão de negócios, planejamento estratégico, financeiro, vendas e marketing digital, viu o seu negócio prosperar financeiramente.

“O mês que eu entrei lá, tinha conseguido uma venda de mais de 500 bombons. Quando eu terminei o curso, fechei com mais de 800 bombons. Foi um salto bem legal mesmo”, frisa Leila.

As consultorias de vendas pela internet também ajudaram a aumentar o lucro da empresa. “Com dois meses no Instagram, os clientes já começaram a chegar até mim”, conta Leila.

Por meio do Sebrae Delas, que tem o objetivo de aumentar e acelerar a probabilidade de sucesso das ideias e negócios liderados por mulheres, Leila foi premiada por seu destaque no Programa no município de Castanhal.

“A premiação do Sebrae Delas só me deixou mais confiante que eu posso. Ainda estou no começo da minha caminhada, mas muito confiante”, comentou a empreendedora.

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Diferencial

Durante as atividades no Programa Delas, Leila despertou para uma questão que precisava melhorar no negócio: a embalagem. “Todo mundo usava a mesma embalagem. Se eu vendesse com a mesma [embalagem] que todo mundo usa, as pessoas vão pensar que é o mesmo bombom, que comprou em outro lugar. Então, assim não é possível mostrar o diferencial do meu produto”.

“Agora, estou usando as cores da bandeira do Pará. Eu vi nas cores da embalagem uma forma de diferenciar o meu produto da concorrência”, relatou.

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Metas para o futuro

Como metas para o futuro, a empreendedora tem o objetivo de exportar os bombons pelo Programa Exporta Fácil dos Correios; se capacitar em embalagem, pois quer padronizar a identidade visual do seu produto; montar a própria loja; e seguir inspirando outras mulheres empreendedoras ou que pretendem empreender.

Quer saber mais sobre essa delícia de negócio? Acesse @bombons.apeu 

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