ASN PA Atualização
Compartilhe

Professores participam de palestras sobre BNCC e Empreendedorismo

Programação especial ocorreu nas regiões do Araguaia, Carajás e Tocantins, em alusão pelos 10 anos do Programa Nacional de Educação Empreendedora
Por Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

No mês de agosto, os municípios de Cametá, Dom Eliseu, Redenção, Parauapebas, São Geraldo do Araguaia e Jacundá receberam palestras gratuitas sobre a temática BNCC e empreendedorismo. Os eventos reuniram professores do Ensino Fundamental das redes de ensino público municipal e estadual e de instituições particulares.

A iniciativa buscou incentivar a utilização das competências empreendedoras em diferentes componentes curriculares (disciplinas escolares), como algo que pode estimular os alunos em seus processos de aprendizagem, a partir da realidade da comunidade escolar.

O gerente da unidade de sustentabilidade e inovação do Sebrae no Pará, Renato Coelho, destacou a importância da educação empreendedora na base nacional comum curricular. “Quando nós falamos de empreendedorismo, nos referimos sobre comportamento, conhecimento técnico, científico e desenvolvimento de habilidades. São conhecimentos que vão ajudar os alunos nos desafios do dia a dia, para que eles consigam alcançar os seus objetivos e realizar as suas tarefas do cotidiano”.

Segundo Renato, o objetivo de implementar a educação empreendedora nas competências gerais da BNCC é incentivar os estudantes a desenvolverem um conhecimento baseado na inovação. “É importante que esses alunos sejam desafiados a estimular iniciativas que possam colocar em prática um conhecimento baseado na inovação”.

O professor da rede municipal e estadual de Jacundá, Francisco Sousa, falou sobre a necessidade de uma cidade investir na educação empreendedora. “Um município que investe em empreendedorismo e na educação empreendedora dá largada rumo ao desenvolvimento. A palestra nos ajuda a entender melhor sobre uma nova visão da educação”.

“Nós aprendemos exemplos de metodologias ativas que são muito faladas na BNCC e que não necessita de um material específico, são os mesmos que já utilizamos nas escolas, como o papel, as sucatas e o próprio aluno. Então, vou usar os meus alunos como protagonistas do conhecimento”, comentou Odineia Neves, professora de ciências na rede municipal em São Geraldo do Araguaia.

A programação faz parte da primeira rodada de palestras referente às ações do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), realizado pelo Sebrae. Os próximos eventos ocorrerão nos municípios de Vigia (21.09) e Santarém (27.09).

!important;">-

PNEE

É um conjunto de iniciativas que promove o empreendedorismo nas escolas, como importante ferramenta de transformação da realidade social, a partir do desenvolvimento das competências socioemocionais dos estudantes. Neste ano de 2023, o Programa Nacional de Educação Empreendedora completa dez anos de atuação.

  • Educação Empreendedora