Gestores municipais têm até o próximo dia 2 de fevereiro para inscrever projetos das prefeituras na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pela internet.
A premiação visa reconhecer, valorizar e difundir iniciativas inovadoras, protagonizadas por governos municipais (prefeitos, prefeitas, administradores e administradoras regionais) com vistas à melhoria do ambiente de negócios, ao fomento do empreendedorismo e ao desenvolvimento territorial.
As prefeituras têm papel determinante no fomento aos pequenos negócios nos municípios, e esse reconhecimento é muito importante para a criação de um ambiente favorável para o crescimento do empreendedorismo.
Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae no Pará
Nesta edição, o prêmio mudou de nome, substituindo a palavra “prefeito” por “prefeitura”, dando protagonismo às ações municipais de políticas públicas que visam fortalecer o empreendedorismo.
-
Sobre a premiação
O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora tem 13 categorias, sendo três delas exclusivas do Pará, e duas etapas. Na fase estadual, concorrem prefeituras do mesmo estado e vencedores receberão troféus e o direito de seguir na disputa. Na etapa nacional, são selecionadas as vencedoras de cada uma das dez categorias nacionais.
A inclusão das categorias de Turismo e Identidade Territorial, Inclusão Produtiva, Empreendedorismo Rural e Sustentabilidade e Meio Ambiente é uma das novidades desta edição da premiação em nível nacional.
As categorias exclusivas do Pará são: Controle Interno Municipal em Favor dos Pequenos Negócios, Gestor Indutor do Uso de Agricultura Familiar para uma Alimentação Escolar Saudável e Preparação do Ambiente de Negócios para COP 30, também inéditas.
Trezentas e sessenta e sete prefeituras paraenses já participaram do PSPE, com seis projetos vencedores na etapa nacional.
-
Categorias
* Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo.
* Sala do Empreendedor.
* Compras Governamentais.
* Empreendedorismo na Escola.
* Inclusão Produtiva.
* Turismo & Identidade Territorial.
* Sustentabilidade e Meio Ambiente.
* Empreendedorismo Rural.
* Cidade Empreendedora.
* Governança Territorial.
* Controle Interno Municipal em Favor dos Pequenos Negócios (estadual).
* Gestor Indutor do Uso da Agricultura Familiar para uma Alimentação Escolar Saudável (estadual).
* Promoção do Ambiente de Negócios para a COP 30 (estadual).