ASN PA Atualização
Compartilhe

Prefeitos mineiros visitam municípios paraenses

Eles vieram conhecer trabalhos de desenvolvimento territorial e políticas públicas
Por Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

Oito prefeitos da região da Zona da Mata de Minas Gerais e técnicos do Sebrae/MG visitaram municípios paraenses início da semana para conhecer os trabalhos de desenvolvimento territorial e políticas públicas desenvolvidos pelas prefeituras em parceria com o Sebrae no Pará. Eles estiveram nos municípios de Barcarena, Benevides, Santa Izabel e Soure. “É minha primeira vez no Pará, fiquei impressionado. O trabalho do Sebrae com as prefeituras nos ensinou muito. Conhecer como trabalham com insumos locais como o açaí, com o turismo, respeitando a fauna e flora local, foi importante. Saímos daqui com muita satisfação”, disse o prefeito de Ritápolis, Higino Zacarias.

A programação, desenvolvida pelo Sebrae de Minas, em parceria com o Sebrae/PA, trouxe para estado os prefeitos Manoel Franklin Rodrigues, de Dona Euzébia; Heitor Sebastião Guedes, de Conceição da Barra de Minas; Higino Zacarias, de Ritápolis; José Antônio Alves Donato, de Santa Bárbara do Tugúrio; José Heitor Guimarães de Carvalho, de Nazareno; Lester Rezende Dantas Junior, de Prados; Rodineli Antônio do Nascimento, de Itutinga e Ronald Pereira Dutra, de Lagoa Dourada.

“Escolhemos os municípios que vêm se destacando no decorrer dos anos, no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, para mostrar seus projetos e outras novidades que eles vêm implementando, e que tem a ver com a gestão municipal”, explicou o gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas do Sebrae no Pará, Bruno Bilby.

Entre os programas destacados pelos prefeitos visitantes, destaque para o Educação Empreendedora e o Cidade Empreendedora, coordenados pelo Sebrae/PA e implementados nos municípios visitados. O município de Soure, por exemplo, se destaca pela regionalização da merenda escolar, com mudanças no processo de compra e valorizando as características locais, além do fomento ao turismo local.

Em Barcarena, a comissão conheceu o Complexo Municipal da cidade, que se destaca pela cadeia dos pequenos produtores locais. Outro ponto, foi conhecer empresas que trabalham com insumos locais, com foco na produção de açaí.

Em Santa Izabel, o destaque foram as ações do Programa Educação Empreendedora, iniciativas que foram implementadas nas escolas rurais pela prefeitura em parceria com o Sebrae. Em Benevides, puderam conhecer a criação de pirarucu em cativeiro. “Temos a certeza de que essas visitas agregaram não só na parte técnica, mas nos conhecimentos que eles levarão para seus municípios. Afinal, um dos grandes objetivos dessa missão é a troca de experiência, é mostrar o nosso olhar do trabalho que é feito aqui, e do conhecimento que eles trazem”, concluiu Bilby.

Os prefeitos Guto Gouvêa, de Soure; Renato Ogawa, de Barcarena; Evandro Watanabe, de Santa Izabel e Luziane Solon, de Benevides, participaram de programações nos respectivos municípios visitados.

-

Troca de experiências

O Gerente Regional da Zona da Mata e Vertentes do Sebrae/MG, João Roberto Lobo, afirma que a troca enriquece o trabalho desenvolvido pela instituição. “Os prefeitos vieram com o objetivo de conhecer a realidade do Pará. Esses municípios se assemelham muito com os nossos. E vemos muitas vezes que não é só uma questão de dinheiro, porque aqui têm ideias empreendedoras excepcionais. Esse foi nosso objetivo aqui, ter essa visão aqui e replicar lá”, disse.

As ações do Programa Educação Empreendedora desenvolvidas no estado, impressionaram o prefeito de Santa Bárbara do Tugúrio, José Antônio Donato. “Me impressionei muito com a questão do pertencimento, dar valor ao que é da terra, o que é produzido naturalmente, além da valorização da agricultura familiar. Quando olhamos isso implantado nas escolas, vemos que é isso que buscamos”, pontua.

O gestor municipal ressalta que considera a comunidade escolar muito importante para a sociedade e que se identificou com os valores vistos na atuação do estado com a temática.

“Essa troca de experiências se faze necessária para todos. Hoje a gente fica feliz de poder receber esses prefeitos e apresentar o que a gente tem feito em termos de políticas públicas. O Sebrae, como sempre, sendo um parceiro excepcional nessa troca de experiências e em trazer conhecimento”, conclui o prefeito de Barcarena, Renato Ogawa.

  • Prefeituras; municípios; visita