Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias Agência Sebrae de Notícias

 
Bellucci fala para empreendedores de Castanhal sobre a importância de se preparar para exportar com foco na COP 30
ASN PA
Compartilhe
ASN PA
Compartilhe

Os empreendedores de pequenos negócios nas regiões do Araguaia, Baixo-Amazonas, Capim e Xingu receberão capacitação para internacionalização de seus negócios. O objetivo do Workshop Trilhando Caminhos da Exportação Sustentável COP 30, é preparar os pequenos negócios paraenses para ingressarem no mercado internacional por meio de capacitações e ações de promoção comercial. A iniciativa faz parte do projeto Mercado Internacional do Sebrae Pará e tem foco na Conferência das partes, que vai ocorrer em Belém do Pará, no novembro de 2025.

Para o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, a intenção é preparar os donos de pequenos negócios em diferentes estágios de internacionalização para acessarem o mercado internacional. “Vamos trabalhar por meio da execução de capacitações, consultorias, workshops, feiras, rodadas de negócios e outros eventos”, reforça.

Workshop já passou por outras regiões

Além de Marabá, que recebeu o workshop em fevereiro, agora em março foi a vez de Capanema e Castanhal entrarem no circuito. Na programação, o analista do Sebrae/PA, Roberto Bellucci, e a especialista em comércio exterior, Lucélia Guedes, apresentaram aos donos de pequenos negócios dos segmentos de moda, artesanato, cosméticos e alimentos e bebidas, como internacionalizar a sua marca e expandir os seus produtos para o mundo.

Denize Souza, gerente da Agência Sebrae em Capanema, falou da importância na preparação para exportar. “O objetivo foi mostrar que pequenos negócios também podem internacionalizar. Com a COP 30, eles precisam estar em condições de fazer bons negócios”.

Para Jureci Nonnenmacher, dono da Dejô Sapatos e vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Capanema (ACIC), o workshop ajudou a mostrar que os pequenos negócios também podem exportar. “Cabe orientação, se preparar, nós temos a capacidade de participar e contribuir com esse tema tão importante que é a preservação do nosso clima fazendo uma exportação sustentável e nos destacar e colocar nosso produto a disposição do mundo”.

A gerente da Agência do Sebrae na Região Guamá, Gisele Freitas, frisou que nesse momento vai prospectar os clientes potenciais e prepará-los para exportação. “O Workshop foi fundamental para prospectarmos os potenciais negócios de Castanhal e Região, e realizarmos um trabalho mais continuado de internacionalização”.

O empreendedor Fernando Lima, dono da Farofas Pai D’égua, disse que a ação abriu os seus olhos para o mercado externo. “O evento foi de grande valor, quebrou a crença de que para exportar teríamos que ter determinados critérios, é bem mais simples do que imaginei. Estamos trabalhando para expandir a marca para o mundo. Inovando cada dia mais, agregando valor ao produto que é 100% natural e focando na sustentabilidade da empresa”.

Programação

Região Baixo Amazonas

25 de Março

18h – Av. Mendonça Furtado, 1369 – Santa Clara, Santarém.

-

Região Xingu

01 de Abril

18h30 – Av. Djalma Dutra, 1498 – Centro, Altamira.

-

Região Capim

16 de Abril

18h – Av. Presidente Vargas, 913 – Cidade Nova, Paragominas.

-

Região Araguaia

30 de Abril

18h – Rua Evangelizadora Neuza Borachini Dourado, 43 – Centro, Redenção.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas