Moradora do município de Bannach, sudeste paraense, a empreendedora Jéssica Costa, de 34 anos, apostou nos cosméticos naturais para transformar a realidade da família. Foi em um momento de dificuldade e superação que ela decidiu abrir, em 2021, a Jéssica Cosméticos Naturais, marca que produz uma variedade de produtos de beleza com insumos nativos, retirados da região.
“Comecei a empreender em casa, com poucos recursos. Iniciei apenas com o sonho, e fui criando os sabonetes primeiramente. Conforme eles iam fluindo, a partir da minha criatividade, fui melhorando na questão da produção e utensílios, então comprei tudo que precisava. Foi uma iniciativa minha, em um momento de dificuldade e superação”, disse.
Com uma pequena linha de produção, que fica na residência da família, ela produz sabonetes em barra, sabonetes líquidos, xampu, máscaras capilares, condicionadores, loções e cremes hidratantes. São cerca de 20 itens no catálogo da pequena empresa, criados a partir de insumos retirados das matas da região. “Trabalho com cosméticos naturais, livres de composições químicas e conservantes, todos liberados pelo órgão regulador”, completa ela.
Jéssica conta que o caminho para chegar na atual fase do negócio não foi fácil. Dividir a rotina entre o lar e o empreendedorismo exigiu muito esforço, flexibilidade e resiliência. “Como mulher, os desafios são maiores. Preciso me dedicar à casa, aos filhos, e meu tempo é dividido. Não posso sair para apresentar meus produtos como gostaria, mas, desde o início, uso muito bem a ferramenta que me ajuda demais: o smartphone”, diz ela.

Digital
Hoje, a maioria dos negócios gerados pela Jéssica Cosméticos Naturais vem das vendas por meio da internet, no Instagram da marca, mas também pelo WhatsApp, que tem uma conta comercial. É por lá que os clientes fazem os pedidos e a empreendedora comercializa os produtos. Ela também mantém uma lojinha em casa, onde os clientes da cidade também a procuram.
“Meus produtos podem ser encontrados pela internet, o que facilita muito o contato e as vendas. Costumo dizer que a minha marca é mais digital, pois a internet é uma ferramenta que uso muito e que me ajudou a expandir os horizontes”, conta.
Para manter o negócio, Jéssica diz que conta com várias parcerias. Uma delas é o Sebrae no Pará, que está desde o início na caminhada empreendedora. “O Sebrae foi e continua sendo importante na minha história. Quando decidi me profissionalizar, busquei ajuda porque já conhecia o trabalho. Fui orientada desde o registro da minha marca até o design das embalagens e capacitações”, ressalta ela, lembrando que um dos momentos mais importantes na jornada foi a participação no projeto Efeito Furacão, um programa do Sebrae que capacita mulheres empreendedoras.
Com mais segurança, os planos para o futuro da empreendedora incluem potencializar as vendas em uma marketplace (plataforma online de vendas), lançar um catálogo digital dos produtos e participar do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Além disso, no mês passado, Jéssica recebeu uma moção honrosa pelo Dia da Mulher na Câmara Municipal de Bannach.